Marina Abramovic: megaexposição da performer chega a SP; saiba detalhes

Maior nome da performance artística no mundo, a sérvia Marina Abramovic, 68, radicada em Nova York, é o tema da megaexposição que entra em cartaz terça (10) no Sesc Pompeia: Terra Comunal - Marina Abramovic + MAI.

A artista é célebre —e pop. Iniciou a carreira nos anos 1970, quando atraiu os olhares do público e da mídia com suas instalações viscerais. Já protagonizou ópera dirigida por Bob Wilson; participou de clipe do rapper Jay Z; e deu aulas de performance para Lady Gaga. Agora, apresenta sua maior retrospectiva na América do Sul. Saiba como será a exposição:


Videoinstalações das performances
Exibidas em vídeos, as atuações mais emblemáticas da sérvia na última década são o foco desta parte da mostra. Na primeira performance, "The House with the Ocean View" (2002), Marina ficou doze dias na Sean Kelly Gallery, em Nova York, sem comer e em silêncio. Em "The Artist is Presente" (2010), no MoMA, ela convidou os visitantes a se sentarem em uma cadeira e fitarem seu olhos, pelo tempo que quisessem. Já o videodocumentário "512 Hours" se baseia na ação realizada no ano passado na Serpentine Gallery, de Londres, onde a artista interagia diretamente com o público.


Vídeos com obras e retratos da artista
Aqui serão apresentados dez vídeos que mostram um resumo da trajetória de Marina, incluindo registros mais antigos. Entre eles, "Rythm 5" (1974), quando ela ascendeu uma espécie de fogueira em formato de estrela e se deitou no centro da obra, simulando um ritual de purificação. Na performance, o fogo consumiu todo o oxigênio do espaço e a artista desmaiou. Já a instalação "Video Portrait Gallery" apresenta 14 vídeos produzidos entre 1975 e o início dos anos 200O e que focam o rosto da artista, destacando suas expressões em editações e em momentos de resistência.


Esculturas com pedras e cristais
Desde 1989, a performer faz visitas regulares ao Brasil, realizando pesquisas sobre pedras, cristais e outros minerais, e suas influências sobre o corpo e a mente humana. O resultado desses estudos são esculturas que conduzem a posição corporal dos participantes. Treze deles vão compor esta parte da mostra —são obras feitas de materiais como quartzo negro e rosa. Destes 13 "objetos transitórios", como os designa a própria artista, dez poderão ser manuseados pelo público -a exemplo dos sapatos feitos de ametista.


Método Abramovic
Marina Abramovic é conhecida mundialmente por suas performances introspectivas e que exploram os limites do corpo e da mente. Na exposição, a ideia é que o público também sinta um pouco desse processo criativo. Com cinco sessões diárias de terça a sábado, e mais quatro aos domingos e feriados, o método Abramovic será aplicado aos participantes. Serão duas horas de exercícios criados pela artista, precedidas por 30 minutos de preparação. Para participar, é necessário ter ao menos 12 anos e fazer a inscrição gratuita pelo site terracomunal.sescsp.org.br.


Encontros com Marina
A mostra também vai dedicar um espaço para diálogos entre a artista e o público. Mas, diferentemente da exposição realizada no Museu de Arte Moderna de Nova York, Marina Abramovic não estará presente no Sesc todos os dias. Serão oito encontros já programados -quarta (11) e 26/3 e 1, 2, 8, 15, 22 e 30/4, às 20h, no teatro do espaço. Os participantes poderão fazer perguntas e o evento terá tradução simultânea para o português. Para participar, é necessário retirar os ingressos, gratuitos, na bilheteria no dia de cada encontro, a partir das 13h.


Artistas selecionados
Sete artistas e um coletivo brasileiros, selecionados por Marina, farão performances autorais ao longo da exposição. Entre eles, Paula Garcia —que é também uma das curadoras do
evento. Paula vai passar oito horas por dia atirando pedaços de ferro em paredes imantadas, na ação "Corpo Ruindo". Ao todo, oito tipos de performances serão realizadas, sendo que
cinco delas vão ocorrer todos os dias da semana, exceto às segundas -quando a exposição está fechada. Uma curiosidade: os selecionados passaram cinco dias com Marina em um sítio próximo a São Paulo, sem comer e em silêncio.

Informe-se sobre a exposição

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais