Selfies de pedestres são exibidos em edifício na avenida Paulista

A partir desta sexta (13), a Galeria de Arte Digital do Sesi-SP, instalada na fachada do edifício da avenida Paulista, ganha nova mostra, a "Arquinterface".

Artistas, arquitetos e designers criaram obras interativas que problematizam de que forma a arquitetura pode funcionar como suporte midiático.

Seis obras integram a programação em cartaz até 13 de dezembro das 19h às 6h. Delas, cinco solicitam a participação do público, que ocorre na alameda das Flores, na calçada em frente ao prédio.

Há trabalhos como "Eu Estou", de Guto Requena. Nele, o transeunte senta-se num banco e tira um selfie que é projetado na fachada.

Saiba mais sobre as obras a seguir.

Galeria de Arte Digital do Sesi-SP - Av. Paulista, 1.313. Seg. a dom.: 19h às 6h. Até 13/12. GRÁTIS

Crédito: Divulgação Projeto "Eu Estou", de Guto Requena", em cartaz na Galeria de Arte Digital do Sesi-SP
Projeto "Eu Estou", de Guto Requena", em cartaz na Galeria de Arte Digital do Sesi-SP

Eu Estou
A instalação interativa de Guto Requena convida o participante a sentar-se em um banco na Alameda das Flores, tirar uma foto de si mesmo e escolher dentre seis emoções diferentes aquela que sente no momento. Cada uma é representada por uma cor, que filtra a foto quando esta aparece na Galeria Digital. Após alguns segundos, a imagem se dilui em um gráfico que permite comparar quais emoções estão predominando individual e socialmente.

Quando: Seg. a dom.: 19h às 22h


Paisagens Fluidas
O público pode manipular objetos criados pelos artistas Felipe Merker Castellani e Alessandra Bochio. Os gestos, captados por duas câmeras, geram sons e imagens em tempo real que podem ser ouvidos pelo público na Alameda das Flores e vistos na fachada do prédio.

Quando: Seg. a dom.: 19h às 22h


fixos_fluxos
A partir da interpretação de dados provenientes de vários órgãos públicos (Climatempo, SPTrans, entre outros), Daniela Hanns, Leandro Velloso e Maurício Galdieri desenvolvem informações sobre mobilidade urbana, qualidade do ar e meteorologia em mapas visuais que transformam a Galeria Digital em um farol para ciclistas, pedestres e motoristas que estiverem passando por ali. O público poderá ter acesso também pelo celular, por meio do aplicativo ou pelo site www.fixosfluxos.org.

Quando: Seg. a dom.: 19h às 6h


#QR-Comms
A animação de Giselle Beiguelman exibe diversos QR-codes, que podem ser lidos pelo público com o aplicativo do projeto (disponível em www.qartcode.net. Cada código dá acesso a um dos "10 mandamentos da era da internet" criados pela artista, que podem ser compartilhados nas redes sociais. O público pode participar apontando seu próprio celular para a fachada.

Quando: Seg. a dom.: 19h às 6h


SP Aumentada
O projeto de Eduardo Lopes conta, de forma bem humorada, parte da história da Avenida Paulista. Com recursos de Realidade Aumentada, mostra as pessoas, os hábitos e a arquitetura do local de 1900 até hoje, em forma de animação computadorizada, sobreposta ao que está ocorrendo em tempo real. O público poderá ver surgir elementos virtuais ao apontar a câmera do celular para a Galeria.

Quando: Seg. a dom.: 19h às 6h


Arquiteturas Impossíveis
Propõe uma abordagem da arquitetura já existente em contraste com a arquitetura de uma cidade imaginária, criada pela artista Maya Messina. O local é composto de janelas que abrem e fecham na fachada do prédio, revelando elementos e personagens utópicos, ficcionais e poéticos.

Quando: Seg. a dom.: 22h às 6h

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais