Pinacoteca apresenta obras de importante coleção moderna e contemporânea da Europa



A partir deste sábado (25), a Pinacoteca de São Paulo recebe a exposição “Fora de Ordem - Obras da Coleção Helga de Alvear”.

A colecionadora e galerista alemã reúne desde os anos 1960 obras modernas e contemporâneas em seu acervo, que hoje fica em Cáceres, na Espanha, e reúne cerca de 3.000 itens.

“É uma das coleções mais importantes da Europa”, comenta José Augusto Ribeiro, que divide a curadoria com Ivo Mesquita, ex-diretor técnico da Pinacoteca. “Tentamos trazer trabalhos que sejam representativos da coleção, mas que também tenham relevância para o ambiente cultural brasileiro”, completa.

Para selecionar as 137 obras expostas, a dupla também levou em consideração duas vertentes: itens associados ao minimalismo e ao abstracionismo; e peças caracterizadas pela fantasia e pelo poder narrativo.

“A intenção é colocar esses dois grupos em atrito, mostrando diferenças e pontos de contatos entre eles”, diz Ribeiro.

As obras são de formatos variados: há pinturas, esculturas, vídeos, instalações, desenhos e gravuras —a maioria inédita ou pouco vista no Brasil.

São cerca de 70 artistas, como Wassily Kandinsky, Marcel Duchamp e Josef Albers, além de nomes como Chen Wei, Martin Creed e Thomas Ruff.

Pçada Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3324-1000. Seg. e qua. a dom.: 10h às 17h30 (c/ permanência até as 18h). Abertura: 25/6, 11h. Até 26/9. Livre. Ingr.: R$ 6.Grátis p/ menores de 10, maiores de 60 anos, e sáb.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais