MIS tem programação dedicada à fotografia, com sete exposições

O Museu da Imagem e do Som apresenta, da próxima quinta (13) até 28/5, uma programação dedicada à fotografia. Realizada desde 2012, a Maio Fotografia no MIS reúne exposições, feira e cursos de fotojornalismo e de moda.

Esta edição traz sete mostras, com destaque para "Revista Camera - A Fotografia dos Séculos 19 e 20", criada a partir da coleção do americano Allan Porter, editor da publicação suíça entre 1966 e 1981, e "Farida, um Conto Sírio", que exibe uma série do paulistano Mauricio Lima sobre o fluxo de refugiados do Oriente Médio.

Não há um tema geral que conecte todas as exposições. "Buscamos dar um panorama contemporâneo da fotografia, abordando aspectos como o uso do celular para captar imagens", diz a produtora da Maio Fotografia, Talita Virginia

André Sturm, ex-diretor executivo do museu e atual secretário de Cultura da capital paulista, assina a curadoria geral do evento.

MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 12h às 21h. Dom.: 11h às 20h. Até 28/5. Livre. Estac. a partir de R$ 18. Abertura 13/4. Ingresso: R$ 6. Terça: grátis. Saiba mais. Programação completa em mis-sp.org.br.  

Mauricio Lima
Foto de Mauricio Lima mostra refugiados na Hungria - Mauricio Lima/“The New York Times”



Exposições

Revista Camera - A Fotografia dos Séculos 19 e 20

Reúne imagens de fotógrafos que participaram da Camera, publicação suíça que circulou entre 1922 e 1981 e teve Allan Porter como editor. Há cerca de 220 registros, de nomes como o do francês Eugène Atget (1857-1927).

Farida, um Conto Sírio

O fotógrafo paulistano Mauricio Lima acompanhou para o jornal "The New York Times" a migração de refugiados do Oriente Médio o ensaio lhe rendeu o Prêmio Pulitzer em 2016. A mostra exibe 33 imagens.

Avessos e Paradigmas

Fotógrafos veteranos radicados no Brasil, como Nair Benedicto e German Lorca, foram convidados a usar a câmera de um celular para realizar ensaios.

A Arte da Observação Urbana

Apresenta 75 trabalhos dos cinco fotógrafos que compõem o coletivo Hikari Creative: Adriana Zehbrauskas, Ako Salemi, Eric Mencher, Marina Sersale e Q. Sakamaki.

Flamob 2017

O Festival Latino-Americano de Mobgrafias (imagens capturadas, editadas e compartilhadas no mesmo dispositivo) exibe uma mostra com 75 fotos. Os vencedores do evento são anunciados na abertura.

Acervo MIS

Reúne imagens de fotógrafos que participaram, de 1989 a 1997, do projeto "Fotografia de Autor". Entre eles, Gal Oppido.

Passagens da Inocência

Exibe 12 imagens da paulistana Giullia Paulinelli em lugares do Brasil. A mostra é parte do programa Nova Fotografia, dedicado a profissionais promissores.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais