Descrição de chapéu quadrinhos
Exposições

MIS apresenta megaexposição que traça um panorama dos quadrinhos pelo mundo

Mostra reúne cerca de 600 obras que narram histórias das HQs desde a Pré-História

São Paulo

Em 1938, os quadrinistas Jerry Siegel e Joe Shuster comemoraram a publicação da primeira história do Super-Homem. O homem com força sobre-humana vindo do planeta Kripton apareceu nas páginas da primeira edição da Action Comics, que compilava diversas histórias em quadrinhos de ação.

Oitenta anos mais tarde, Clark Kent e outros importantes personagens das HQs do mundo todo são homenageados pelo MIS na exposição “Quadrinhos”. Com curadoria de Ivan Freitas da Costa —sócio-fundador da Comic-Con Experience no Brasil, a mostra tem abertura marcada para quarta (14).

 

Dividida em 16 núcleos, a exposição traz cerca de 600 obras e procura apresentar um panorama dos quadrinhos no mundo desde a Pré-História.

Diante da imensidão de obras importantes e passíveis de destaque, o recorte curatorial privilegiou autores europeus, americanos, japoneses e latino-americanos que se tornaram populares entre o público brasileiro. 

O percurso, que tem foco temático, mas também se preocupa com a cronologia dos fatos, começa em uma caverna, que apresenta as primeiras tentativas do ser humano de se comunicar por meio de imagens, e vai até os tempos atuais, destacando obras independentes e convidando artistas nacionais a compartilharem suas referências com o público. Confira destaques no evento.

MIS - Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 10h às 20h. Dom.: 9h às 18h. Abertura quarta (14). Até 31/3/2019. Ingr.: R$ 7 a R$ 30.
 

Núcleos expositivos

Origens
A primeira sala da mostra imita uma caverna para narrar ao público os primórdios das HQs. Ali, são exibidos os primeiros esforços do homem em se comunicar por meio de imagens.

Caricaturas e Charges
A invenção da imprensa levou ao surgimento das caricaturas e charges, tema deste espaço. Ali são apresentados autores e publicações como a revista inglesa Punch, de 1841.

Tiras
O núcleo apresenta desde tiras pioneiras, como a americana “Yellow Kid”, de Richard Outcault, até trabalhos de autores brasileiros, como Laerte e Adão.

Europa
A seção traz um recorte da produção europeia, especialmente de obras do mercado franco-belga, 
um dos mais tradicionais do segmento. Estão dispostos totens de personagens como o belga 
Tintim e os italianos Tex e Corto Maltese.

Mangá
A área homenageia os quadrinhos japoneses apresentando títulos que fizeram sucesso no Brasil, como “Dragon Ball” e “One Piece”, e clássicos como “Akira”. Ao fundo, um mural homenageia Ozamu Tezuka, que faria 90 anos em 2018.

Erótico
A produção erótica brasileira e estrangeira ganha um curioso espaço expositivo: originais e imagens de obras de Guido Crepax e Carlos Zéfiro estarão estampadas nos banheiros do MIS. O local será todo reestilizado e terá escritos e desenhos nas paredes.

Maurício de Sousa, Angelo Agostini, Ziraldo e Brasil
Os núcleos homenageiam a produção brasileira, trazendo desde o trabalho do pioneiros como Angelo Agostini até obras dos mestres Ziraldo e Maurício de Sousa. Um espaço narra as últimas décadas depois da ditadura e evidencia publicações como O Pasquim.

América Latina
O núcleo reúne a produção da América Latina desde o século 19, mas dá ênfase à Argentina, país cujas publicações tinham mais visibilidade por aqui. O homenageado do espaço é Quino, autor de “Mafalda”, que tem uma parede inteira da seção.

América do Norte e Disney
A área traz um recorte da vasta produção americana em uma expografia que imita um cais. Ali estão mestres como Will Eisner e Art Spiegelman. Em uma sala à parte é apresentada a produção da Disney.

Marvel e DC
Os dois ambientes homenageiam os super-heróis das duas gigantes do entretenimento do setor. O núcleo Marvel é transformado em uma reprodução de Nova York, com seus arranha-céus e seus perigosos bandidos, e o DC imita a caverna do herói Batman.

Quadrinhos pela cidade

Cinema

O Doutrinador
Brasil, 2018. Direção: Gustavo Bonafé e Fábio Mendonça. Com: Lucy Ramos, Eduardo Moscovis e Kiko Pissolato. 108 min. 16 anos.
Baseado nos quadrinhos de Luciano Cunha, por sua vez inspirados pelas manifestações que tomaram o Brasil em 2013, o longa de ação acompanha um homem que, após uma tragédia familiar, decide se tornar um justiceiro e acabar com a corrupção do país.
Salas e horários

Venom
Idem. EUA, 2018. Direção: Ruben Fleischer. Com: Tom Hardy, Michelle Williams e Woody Harrelson. 112 min. 14 anos.
Baseado no personagem homônimo da Marvel, o longa narra a história de um jornalista que, ao investigar um cientista suspeito de usar humanos como cobaias em experimentos, é contaminado e se torna um simbionte alienígena.
Salas e horários

Exposição

Meu Nome Era Lourenço
A exposição apresenta 147 obras de Lourenço Mutarelli. Estão expostas telas, colagens, esculturas, desenhos e reproduções de cadernos. Dentre os trabalhos, destacam-se 20 máscaras pintadas pelo artista —elas são inspiradas nos desenhos que ele registrou ao longo da última década em seus cadernos.
Sesc Pompeia - oficinas de criatividade - R. Clélia, 93, Água Branca, tel. 3871-7700. Ter. a sex.: 10h às 21h30. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Até 17/2. Livre. Abertura terça (13). GRÁTIS

Passeio

Feira Miolos
Uma das mais tradicionais feiras de editoras alternativas do país, a Miolos tem cerca de 150 expositores. Para os fãs de quadrinhos, vale a pena ficar de olho nas mesas da Balão Editorial, de Marcatti e da Ugra Press. 
Biblioteca Mário de Andrade - R. da Consolação, 94, Consolação, tel. 3775-0020. Sáb.: 11h às 23h. Até 10/11. Livre. GRÁTIS

Teatro

Os 3 Mundos
Texto: Fábio Moon e Gabriel Bá. Direção: Nelson Baskerville. Com: Paula Picarelli, Thiago Amaral e outros. 80 min. 14 anos.
Mistura de quadrinhos, artes marciais e cinema, a primeira peça dos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá é ambientada em um futuro distópico. A trama narra os conflitos entre os grupos Culto da Serpente e Mundo das Máscaras.
Teatro do Sesi - Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, tel. 3146-7439. Qui. a sáb.: 20h. Dom.: 19h. Até 16/12. É necessário fazer inscrição p/ centroculturalfiesp.com.br/evento/os-3-mundos. GRÁTIS

Prepare-se

Virada Nerd
O festival geek, que acontece em 24 e 25/11, concentra-se no MIS. O público participa de palestras sobre HQs e jogos, torneios de RPG, além de outras atividades.

CCXP - Comic Con Experience 2018
O evento, que acontece entre 6 e 9/12 na São Paulo Expo, tem um espaço para os quadrinhos chamado Artists’ Alley. David Michelinie, que já foi roteirista do “Homem-Aranha”, é um dos convidados. Ingressos em: ccxp.com.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais