Art déco protagoniza mostra na Pinacoteca

As belas formas geométricas e o design abstrato art déco de 38 objetos da coleção de Fulvia e Adolpho Leiner, uma das mais significativas do Brasil, podem ser apreciados na Pinacoteca do Estado.

Crédito: Divulgação
Móveis que estão na exposição sobre art déco, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo (SP)

A seleção reúne peças de mobiliário, tapeçarias, pinturas e esculturas adquiridas pelo casal durante as décadas de 1970 e 1980.

Apresentando-se originalmente em Paris, no início dos anos 20, como um estilo luxuoso, o art déco (abreviação de "arts décoratifs") agradava a burguesia por utilizar materiais de preços elevados, como marfim e jade. Mais tarde, quando passou a dialogar com a produção industrial, artistas e decoradores começaram a produzir peças com materiais ordinários e de fácil reprodução em massa.

O estilo reúne influências dos movimentos de vanguarda da época, como o cubismo, a abstração geométrica, o construtivismo e o futurismo.

No Brasil, o art déco é introduzido logo após seu surgimento em Paris, por artistas como o pintor John Graz, a decoradora Regina Gomide Graz e o escultor Victor Brecheret.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

Endereço: pça. da Luz, 2, Bom Retiro, centro, São Paulo, SP. Classificação etária: livre
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais