Exposições abordam cotidiano das relações homossexuais

Relações afetivas entre pessoas do mesmo sexo são o tema de duas exposições que entram em cartaz na capital paulista nesta terça-feira (9), no Museu de Arte Contemporânea do Ibirapuera (região sul de São Paulo). A entrada é gratuita.

"Entre Amigos & Amores", do fotógrafo e jornalista Pedro Stephan, e "Colección Visible - Histórias de Amor", trazida pelo Centro Cultural da Espanha, abordam, por meio de fotografias, humor gráfico, ilustração, desenho, colagens e gravuras, as relações entre gays, lésbicas, transexuais e travestis, tanto no dia-a-dia quanto em momentos mais íntimos.

Uma mostra do inglês Barry Wolf sobre os transexuais de São Paulo complementa o espaço das exposições temáticas.

"Entre Amigos & Amores"

Crédito: Pedro Stephan/Divulgação
Foto de Pedro Stephan retrata cotidiano gay em "Entre Amigos & Amores", no MAC Ibirapuera

Com "Entre Amigos & Amores", Pedro Stephan --fotógrafo especializado na temática homossexual-- compõe um painel atual do cenário LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do Rio de Janeiro, mostrando mais de 100 fotos de ensaios realizados em diferentes espaços de socialização GLS do Estado fluminense.

As imagens percorrem os diferentes estilos de vida e comportamento, indo da região norte à sul, dos lugares elitizados aos mais populares e com público de todas as idades, convidando o visitante a refletir sobre a temática homossexual cada dia mais presente no cotidiano brasileiro.

"O grande barato da exposição é levar o público para dentro dos espaços gays e mostrar que existe o homossexual da periferia, rocker, da terceira idade, que gay não é tudo igual", diz Stephan.

Imagens retratam um baile gay na Rocinha chamado "Algo a Mais" e um outro da terceira idade, freqüentado por gays de diferentes idades. "Apesar de serem extremamente oprimidos na favela, os gays da Rocinha eram muito unidos." "No baile da terceira idade, diferente do que pensei, encontrei muitos homens bem mais jovens que estavam paquerando os mais velhos", disse.

Na edição paulista do "Entre Amigos & Amores", Stephan vai incluir ensaios inéditos recentemente realizados sobre o subúrbio e a baixada fluminense. O fotógrafo mostrará imagens desconhecidas das pessoas em geral e também do público gay, acostumado a ver, na mídia, apenas o que acontece na badalada região sul carioca.

"O viés que eu escolhi foi o da delicadeza, porque quando comecei a fotografar os lugares gays, percebia a diferença das minhas fotos em relação aos trabalhos de outros fotógrafos da imprensa, que davam mais espaços às draq queens, pessoas patéticas, exageradas. Na verdade, a grande maioria não era aquilo, era a ponta do iceberg", disse.

A exposição, que fica em São Paulo até 19 de outubro, chegou a ser censurada uma semana antes de seu lançamento no FotoRio 2007, mas foi liberada depois da mobilização de ONGs gays e dos Direitos Humanos.

"Colección Visible - Histórias de Amor"

No mesmo espaço, a exposição "Colección Visible - Histórias de Amor", trazida a São Paulo pelo Centro Cultural da Espanha e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, é inédita na América Latina.

Crédito: Divulgação
Foto estará em exibição na mostra "Colección Visible - Histórias de Amor", no MAC Ibirapuera

Seu acervo reúne obras de 90 artistas internacionais, que, de alguma forma, têm relação com os temas amor, desejo e homocultura. A abertura oficial acontece nesta terça-feira (9), às 20h.

Com curadoria do espanhol Pablo Peinado, a exposição reúne peças de artistas de 19 países (Espanha, Brasil, Líbano, Guiné, Alemanha, Chipre, Colômbia, Cuba, França, Itália, Japão, Líbano, México, Peru, Portugal, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos e Venezuela), elaboradas por 78 homens e 12 mulheres, que aplicam técnicas como fotografia, desenho e pintura.

Estão representados importantes artistas como Juan Hidalgo, Eduardo Arroyo, Guillermo Pérez-Villalta, Rodrigo, Nazario, Pablo Pérez-Mínguez e Miguel Trillo, junto a jovens promessas como David Trullo, Paco y Manolo e Ismael Álvarez.

Há também uma pequena representação das vanguardas históricas através de obras de Gregorio Prieto ou Pablo Picasso e dos contemporâneos David Hockney e Tom of Finland.

As exposições integram a programação do 4º Congresso da ABEH (Associação Brasileira de Estudos da Homocultura) --que acontece entre os dias 9 a 12 de setembro no Museu de Arte Contemporânea do Ibirapuera (região sul de São Paulo) e no campus da Universidade de São Paulo (região oeste da capital paulista)-- e o 1º Encontro Hispano-Brasileiro de Militantes Homossexuais, também sediado no MAC do Ibirapuera, de 10 de setembro a 19 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.abeh2008.org.br/port/ivcongresso.asp.

Museu de Arte Contemporânea - pavilhão Ciccilllo Matarazzo (3º piso - prédio Bienal - acesso rampa lateral) - av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, pq. Ibirapuera, região sul, São Paulo, SP, tel.:0/xx/11/5573-9932. Ter. a dom.: das 10h às 18h. Grátis.

Leia mais

Livraria da Folha

Especial

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais