Espaço BM&FBovespa recebe acervo sobre modernidade da capital

O Espaço Cultural BM&FBovespa coloca à disposição do público, até o dia 31 de janeiro de 2009, 28 obras de 19 artistas dos séculos 19 e 20 --que fazem parte do acervo resultante da integração das atividades da Bolsa de Mercadorias e Futuros e da Bolsa de Valores de São Paulo, composto por 187 peças.

Crédito: Divulgação
Óleo sobre tela do artista Antonio Ferrigno, de 1894, mostra rio Tamanduateí, em São Paulo

A exposição percorre o caminho da evolução urbana da capital paulista e da sociedade brasileira rumo à modernidade. A coleção de aquarelas do inglês Edmund Pink, por exemplo, revelam a cidade na época da Independência; Benedito Calixto retrata cenas históricas e paisagens litorâneas em "Porto de Santos" e "Porto dos Bispos"; Candido Portinari mostra seu olhar com os painéis "Colheita de Arroz" e "Colheita de Feijão", enquanto Wesley Duke Lee exibe seu realismo mágico na série "Papéis".

O público também poderá ver obras de diversos outros artistas, incluindo produções de ícones da arte brasileira, como Anita Malfatti, que apresenta uma ambientação típica da escola de Paris em "Interior de Mônaco", e Di Cavalcanti, que retrata o samba, os pescadores, o malandro e a mulata em "Mulheres", com sutil bom humor.

Espaço Cultural BM&FBovespa - hall de entrada da Bolsa de Valores - pça. Antônio Prado, 48, região central, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3119-2404. Até 31/01/09. Grátis. Seg. a sex.: 10h às 17h. Acesso a deficientes. Livre.

Leia mais

Especial

Livraria da Folha

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais