Museus, food trucks e festivais são atrações no aniversário de SP

Está todo mundo convidado para uma grande festa de aniversário. Neste domingo (25), São Paulo comemora 461 anos.

Entre a vasta programação festeira, o "Guia" selecionou eventos para diferentes gostos e idades. Todos eles homenageiam a cidade de alguma forma.

São passeios turísticos, concertos, exposições temáticas e ocupações de espaços públicos, como a festa que tomará o Minhocão e os muitos shows ao ar livre.

Como toda comemoração que se preze, não faltarão comes e bebes criados especialmente para a data em feiras gastronômicas, restaurantes, cafés e bares.

E, para quem quiser fugir da agenda sem deixar de aproveitar o feriado, listamos as dicas de uma guia turística que cria roteiros personalizados para ver arte de rua, moda e arquitetura em São Paulo.

Portanto, nada de preguiça. A cidade está em festa.


CRIANÇA

Museu do Futebol
No sábado (24) e no domingo (25), o Museu do Futebol oferece atividades educativas sobre a cidade. A brincadeira Cidade do Futebol é composta de um mapa de São Paulo e de cartas, que contam a história dos bairros e de seus times, como o Juventus, da Mooca. Há também a contação São Paulo de Todos, que narra vivências dos imigrantes que chegaram à capital paulista.
Informe-se sobre o evento


Museu da Imigração
O espaço dedica o domingo (25) para atividades especiais. Às 14h, a Cia. Trupe Olho da Rua fará intervenções teatrais, nas quais interpretarão textos escritos pelos imigrantes que vieram a São Paulo. De manhã, às 11h, a contação de histórias "Ser(tão) São Paulo" narra o encontro de dois imigrantes, que dividem suas impressões sobre a cidade.
Informe-se sobre o evento


PASSEIOS

Lavagem da Mão de Oscar Niemeyer
Pelo terceiro ano consecutivo, o Memorial da América Latina comemora o aniversário de São Paulo com a lavagem da escultura de Niemeyer. O ritual é inspirado na cerimônia da lavagem das escadarias da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, em Salvador. Para celebrar o ritmo paulista, o evento conta com 40 ritmistas da Bateria Furiosa, além de porta-bandeiras, "tias baianas" e passistas. O desfile começa às 15h40, em frente ao auditório Simón Bolívar, e vai até a praça do Sol, onde a mão será lavada.
Informe-se sobre o evento


Passeios de Trólebus
Em sua 10ª edição, o passeio gratuito leva paulistanos e turistas para conhecerem locais importantes da cidade. A saída é do Pateo do Collegio. O veículo passa por lugares como Mosteiro do São Bento, Edifício Martinelli, Theatro Municipal, Praça da República, Edifício Itália e Biblioteca Mário de Andrade. Os ônibus saem a cada quatro minutos.

Pça. Pateo do Collegio, 2, centro, São Paulo, SP. S/tel. Dom. (25): a partir das 9h15. Grátis.


Pinacoteca do Estado
A Pinacoteca terá entrada gratuita e horário de funcionamento estendido. É uma boa chance para ver exposições como "Ron Mueck" e "Arte no Brasil". No fim de semana, food trucks estarão no estacionamento.

Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3324-1000. Sáb. (24): 10h às 22h. Dom. (25): 10h às 20h. Grátis.


Roteiro de um Poeta em São Paulo
A Casa Guilherme de Almeida oferece um passeio temático. O grupo sairá do museu, no Pacaembu, e seguirá de metrô até a praça da República. De lá, visitam a pé marcos da cidade e locais que foram importantes na trajetória do poeta Guilherme de Almeida, como a praça da Sé e o largo São Francisco. Há 25 vagas para o passeio.

Casa Guilherme de Almeida - r. Macapá, 187, Sumaré, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: (11) 3673-1883. Dom. (25): 9h30 às 14h30. Inscrições p/ tel. 3672-1391 ou e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com. Grátis.


Sampoemas
O evento toma a Casa das Rosas durante todo o domingo (25). Às 15h, o sambista Osvaldinho da Cuíca, acompanhado dos músicos Rodrigo Nogueira e Marcelo Barro, dá palestra sobre a história do samba paulista. Às 17h, um recital homenageia Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, entre outros artistas.
Informe-se sobre o evento


Ver o Parque Minhocão
O evento foi idealizado por movimentos que apoiam que o viaduto se torne um parque. Durante o dia, haverá contação de histórias, apresentações de música clássica e oficinas, entre outras atrações. Quem tiver fome poderá visitar a feira gastronômica, com barraquinhas e food trucks.
Informe-se sobre o evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais