Aniversário de SP: roteiro indica lugares menos conhecidos da cidade

Está todo mundo convidado para uma grande festa de aniversário. Neste domingo (25), São Paulo comemora 461 anos.

Entre a vasta programação festeira, o "Guia" selecionou eventos para diferentes gostos e idades. Todos eles homenageiam a cidade de alguma forma.

São passeios turísticos, concertos, exposições temáticas e ocupações de espaços públicos, como a festa que tomará o Minhocão e os muitos shows ao ar livre.

Como toda comemoração que se preze, não faltarão comes e bebes criados especialmente para a data em feiras gastronômicas, restaurantes, cafés e bares.

E, para quem quiser fugir da agenda sem deixar de aproveitar o feriado, listamos as dicas de uma guia turística que cria roteiros personalizados para ver arte de rua, moda e arquitetura em São Paulo.

Portanto, nada de preguiça. A cidade está em festa.



Com a ajuda da "personal guide" Flavia Liz Di Paolo (www.flavializ.com), o "Guia" preparou um roteiro para ver São Paulo e indica os lugares favoritos dos gringos (veja abaixo).

Galerias de Arte Urbana a Céu Aberto
Na rua Gonçalo Afonso, alternativa para fugir do trânsito da rua Luís Murat, grafites com cores marcantes e desenhos abstratos estampam as "costas" de ateliês, bares e empresas, criando o Beco do Batman. Observando com atenção, é possível notar alguns traços que se repetem e criam um tipo de simbiose. Isso porque trabalhos do coletivo Local Studio, formado por Daniel Boleta, Mazu Prozak, Milo Tchais, Ninguém Dormi e Rafael Highraff, artistas plásticos que também são amigos, dominam a viela. Faça o teste. Espaços semelhantes se espalham pela cidade.

Beco do Batman - Entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, Vila Madalena, região oeste, s/tel. Seg. a dom.: 24 horas.

Beco do Aprendiz - r. Belmiro Braga, s/nº (acesso pela quadra ao lado do Centro Cultural Rio Verde), Vila Madalena, s/tel. Seg. a dom.: 24h.

Beco do Coruja - praça das Corujas, na av. das Corujas, s/nº, Sumarezinho, região oeste, s/tel. Seg. a dom.: 24h.

Beco do Lira - r. Paulo Gontijo de Carvalho, altura do nº 583, Pinheiros, s/tel. Seg. a dom.: 24h.

4KM - av. 23 de maio, s/nº (painel entre as estações de metrô Patriarca e Corinthians-Itaquera), região central, s/tel. Seg. a dom.: 24h.


Moda, Diversão e Arte
A New Creators, das simpáticas Flavia Trindade e Mariana Jacinto, é um mix de serviços, mas, principalmente, um endereço dedicado a abrir espaço para novos artistas nas áreas de moda, design e artes plásticas. Tem mostra de fotografia, vende peças de roupa, bijuterias com design inusitados e lenços estampados que podem virar quadros. Em breve terá ainda um serviço de entrega de saladas anexo. Andando pelas ruas, inclusive na redondeza, é possível encontrar outros espaços multifuncionais.

New Creators - r. Lisboa, 281, Pinheiros, tel. 3539-1756. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 12h às 18h.

Casa Amarela - r. José Maria Lisboa, 838, Cerqueira César, tel. 3884-8627. Seg. a sex.: 10h às 19h (Café da Casa e Ponto Solidário), 14h às 19h (Iaed e museu Xingu). Sáb. há visita monitorada, 10h às 16h (Ponto Solidário).

Cartel 011 - r. Artur de Azevedo, 517, Cerqueira César, tel. 3081-4171. Seg. a qui.: 11h às 20h. Sex. e sáb.: 11h, às 21h (restaurante até 24h). Dom. 12h às 17h.

Choix (galeria conceito) - r. Professor Artur Ramos, 181, Jd. Paulistano, tel. 3078-9475. Seg. a sáb.: 11h às 21h. (Em janeiro, funciona até as 20h).

My Fots (loja conceito) - r. Aspicuelta, 216, Vila Madalena, tel. 3297-5054. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 18h.


Arranhando o Céu com Estilo
Usando pastilhas coloridas e criando formas irregulares, terraços-jardim e áreas de convivência em prédios residenciais, o empreiteiro e arquiteto autodidata João Artacho Jurado (1907-1983) foi criticado por colegas de profissão, como Eduardo Corona (1921-2001). Hoje, no entanto, seus projetos, como o edifício Bretagne, em Higienópolis, são marcos de São Paulo. Em tons de azul, rosa e amarelo, a construção inovou ao oferecer piscina e salão de festas. Do alto do prédio avista-se a av. Paulista e o edifício Copan. Para entrar é preciso estar acompanhado de algum morador.

Edifício Bretagne - av. Higienópolis, 938, Higienópolis, região central, s/tel. Seg. a dom.: 24 horas.

Edifício Cinderela - r. Maranhão, 163, Higienópolis, região central, s/tel. Seg. a dom.: 24 horas.

Edifício Viadutos - praça General Craveiro Lopes, 19, (próximo do metrô Anhangabaú), região central, s/tel. Seg. a dom.: 24 horas.

Edifício Piauí - r. Piauí, 428, Higienópolis, região central, s/tel. Seg. a dom.: 24 horas.

Edifício Louvre - av. São Luís, 192, região central, s/tel. Seg. a dom.: 24 horas.


Herdeiras do Café
Muitas das mansões em estilo clássico francês, como a Casa das Rosas, que tem 30 cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar, são herança do ciclo cafeeiro, predominante em São Paulo no século 19 e nos primeiros 30 anos do século 20. O espaço tem cursos, lançamentos de livros e exposições ligadas à literatura (veja a agenda do aniversário da cidade na pág. 9). Outros endereços de casarões seguem abaixo.

Casa das Rosas - av. Paulista, 37, Bela Vista, região central, tel. 3285-6986 e 3288-9447. Ter. a sáb.: 10h às 22h. Dom. e fer.: 10h às 18h.

Agência do Banco Itaú - na av. Paulista, esquina com a al. Ministro Rocha Azevedo.

Agência do Banco Itaú Personnalité - av. Angélica esquina com a av. Higienópolis, Higienópolis, região central.

Casarão (deve virar um centro cultural) - na av. Higienópolis, esquina com a r. Dr. Albuquerque Lins, Higienópolis, região central.

Casarão - na r. Itacolomi esquina com a r. Piauí, Higienópolis, região central.

Sede do Iate Clube Santos - av. Higienópolis, esquina com a r. Dna. Veridiana, Higienópolis, região central.


PARA GRINGO VER

Os passeios preferidos dos estrangeiros.

Bovespa: acesso a uma Bolsa de Valores em atividade. Há ainda um cinema 3D sobre ela e um centro de memória

R. 15 de Novembro, 275, Centro

Pateo do Collegio: para alguns é a primeira oportunidade de ver um pé de café e um pau-brasil

Pça. Pátio do Colégio, 84, Centro

Parque Ibirapuera: obras de Hugo França, Victor Brecheret, Tomie Ohtake, Os Gêmeos, e, claro, Oscar Niemeyer, no mesmo lugar

Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera

Beco do Batman: além das obras dos principais grafiteiros da cidade, há ensaios fotográficos, desfiles e filmagens no espaço

Entre as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, Vila Madalena

Viaduto Santa Ifigênia: divisão do centro novo e do antigo, lá é possível avistar o vale do Anhangabaú e outros locais

Viaduto Santa Ifigênia, s/nº, República

Coffee Lab: todos querem provar o café. As máquinas de torrefação, a decoração e o atendimento complementam

R. Fradique Coutinho, 1.340, Vila Madalena

Casa de Vidro: idealizada por Lina Bo Bardi, tem todas as paredes de vidro e quase todo o mobiliário desenhado por ela

R. General Almério de Moura, 200, Vila Tramontano

Edifício Itália: melhor lugar para "ver a cidade". Só do topo do prédio tem-se a real ideia da sua dimensão

Av. Ipiranga, 344, Centro

Hotel Unique: do alto do Skye Bar vê-se o pulmão verde formado pela junção dos bairros Jd. América e Jd. Europa e do parque Ibirapuera

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700, Jardim Paulista

Casa de Pedra: um mundo paralelo. A casa de Estevão Conceição está em construção há mais de 20 anos

Rua Herbert Spencer, 38 - Paraisópolis

União dos Moradores de Paraisópolis - r. Ernest Renan, 1.366, Paraisópolis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais