Museus Afro Brasil e de Arte Sacra são dois grandes que valem a visita

ão Paulo possui uma rota museológica grande. De acordo com o Cadastro Nacional de Museus do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), há mais de cem acervos espalhados pela cidade. Confira dois grandes museus que nem todos conheçam, mas que valem a visita:


Museu de Arte Sacra
Imagens, esculturas, joias raras e um presépio com 1.600 peças estão expostos

O acesso é fácil: localizado bem ao lado do metrô Tiradentes, dispensa o carro. Ocupando a ala esquerda do Mosteiro da Luz, o museu tem uma coleção rica de peças sacras, como imagens de santos, altares e pinturas —grande parte datada dos séculos 17 e 18 em diante. No corredor que dá acesso ao acervo está a exposição "Arte Sacra na Ourivesaria", que reúne joias sacras, como um crucifixo em ouro, com diamantes e brilhantes que pertenceu ao Cardeal Arcoverde. Outro espaço que vale a visita é o presépio napolitano: um conjunto com 1.600 peças que, além de representar o nascimento de Jesus, mostra bonecos de sapateiros, barbeiros, verdureiros e outros habitantes da cidade de Nápolis, na Itália, no século 18. Preste atenção nas mãos e feições dos bonecos —os detalhes são impressionantes.
Informe-se sobre o local


Museu Afro Brasil
Entre as obras do acervo, uma grande instalação reproduz um navio negreiro

Não é difícil se perder em meio ao enorme acervo do museu. Afinal, são mais de 6.000 obras. No primeiro andar, onde ficam as exposições temporárias, o acesso é gratuito. Nele, é possível conferir mostras como a de arte contemporânea "Africa Africans", que reúne trabalhos de 20 artistas do continente. No segundo andar fica o acervo fixo do local e, para ingressar, custa R$ 6 (inteira). Mas vale o preço: há uma infinidade de peças que remetem à cultura e à religiosidade africanas, como máscaras, vestimentas, objetos do candomblé, telas e outros. É no segundo andar, também, que fica a sala do navio negreiro.
Informe-se sobre o local

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais