MIS terá festival de cultura indígena com documentários, oficinas e show

Nesta quinta (21), o MIS (Museu da Imagem e do Som) realizará um festival para celebrar o dia internacional da Mãe Terra com a participação de cerca de cem indígenas das etnias hunikuin, do Amazonas, e guarani, do pico do Jaraguá.

O evento, gratuito e aberto ao público, terá uma exposição fotográfica, apresentação de documentários e filmes, rodas de conversa, oficinas e um show. A ideia é aproximar os visitantes dessas culturas indígenas e permitir um intercâmbio de histórias e conhecimentos.


A programação começa às 9h com a mostra "Renascem os Cantos - Resistem os Ancestrais", que revela o encontro de duas nações ancestrais de cantos opostos do país, os hunikuin e os guarani.

A exibição mistura sons e retratos e será guiada por educadores indígenas. Para participar, é preciso se inscrever com uma hora de antecedência na recepção do MIS –as visitas também serão realizadas às 13h e 17h.

Serão exibidos ainda os documentários "As Hiper Mulheres - Itão Kuêgü" (que acompanha um ritual praticado pelas mulheres do povo kuikuro), às 11h, e "A Nação Que Não Esperou Por Deus" (da cineasta Lúcia Murat sobre os índios kadiwéu, do Mato Grosso do Sul), às 13h.

Depois de cada sessão, lideranças indígenas, jornalistas e pesquisadores farão rodas de conversa.

Também será exibido "O Abraço da Serpente", às 17h. O filme, colombiano, foi o único latino-americano a concorrer ao Oscar por melhor filme estrangeiro neste ano.

Ao longo do dia, serão realizadas oficinas de pintura corporal (também para adultos) e de brincadeiras indígenas.

O evento será encerrado com um show que mistura cânticos indígenas da Amazônia e música eletrônica. A apresentação será às 19h, na área externa do museu.

MIS - av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Qui.: das 9h às 21h. Mostra "Renascem os Cantos - Resistem os Ancestrais": 9h, 13h, 17h; se inscrever com 1 hora de antecedência. Exibição documentários e filme: 11h, 13h, 17h. Show: 19h. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais