No Dia Mundial do Livro, veja onde doar, trocar e pegar exemplares de graça

Parques e Sescs são alternativas às bibliotecas tradicionais

São Paulo

Nesta segunda-feira (23) é celebrado o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pois marca as mortes de William Shakespeare (1564-1616) e Miguel de Cervantes (1547-1616), importantes nomes da literatura internacional.

Instituída pela Unesco em 1995, a data também tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura e compartilhamento de livros. Por isso, veja abaixo alternativas às livrarias e bibliotecas tradicionais para renovar sua estante.

Sistema Municipal de Bibliotecas
As 54 bibliotecas públicas do sistema recebem doações de obras em bom estado. Até junho, quem levar um livro recebe em troca 10 figurinhas do álbum da Copa 2018. Consulte o endereço das unidades aqui.

Leitura na ViaQuatro
Em todas as estações da linha 4-amarela do metrô, há uma pequena prateleira em que o público pode deixar ou retirar livros para doação.

Parques públicos
Os parques da cidade promovem mensalmente feira de trocas de livros e gibis. A próxima edição, no parque Piqueri, no Tatuapé, será no domingo (29). Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação, de qualquer gênero literário, e expor nas mesas e bancas disponibilizadas no local. Fique de olho no calendário.

Sesc
As unidades do Sesc também promovem feiras de livros. O Sesc Santo André organiza evento neste sábado (28), e o Sesc Osasco no dia 13/5.

 

Biblioteca Livro Livre
Na calçada da ESPM  (Escola Superior de Propaganda e Marketing), na Vila Mariana, uma biblioteca aberta ao público 24 horas por dia foi inaugurada em fevereiro. Basta passar por lá, escolher um livro e, quando terminar de ler, levá-lo de volta ao local.

Bibliosesc
No programa de incentivo à leitura do Sesc, caminhões com livros circulam pela cidade com acervo para empréstimo. A cada 15 dias, voltam aos mesmos locais para a devolução. Saiba mais em sescsp.org.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais