Fique em casa: tradicional Tanabata Matsuri celebra lenda japonesa em edição online

Conhecido como Festival das Estrelas, evento é realizado na Liberdade desde 1979

Todo ano, diz a mitologia japonesa, as estrelas Vega e Altair, que ficam em lados opostos na galáxia, aproveitam esta época para se encontrar. No meio da pandemia do novo coronavírus, talvez o encontro seja por videoconferência. Certo é que o Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas que celebra a lenda, acontece em 2020 apenas virtualmente, neste domingo (2).

O Tanabata é considerado o maior evento cultural japonês de rua do mundo. Em São Paulo, ele é realizado desde 1979 na Liberdade. Para se adaptar à quarentena, a programação, que inclui shows de música e dança, traz as apresentações online.

Já os pedidos às estrelas, feitos em bilhetes coloridos, serão disponibilizados seguindo os protocolos de distanciamento. A compra dos tanzakus, como são conhecidos, pode ser feita no domingo (2) por WhatsApp e pelas redes sociais da Acal, a associação cultural do bairro, que organiza o festival. No final de agosto acontece a cerimônia em que os bilhetes são queimados para que os pedidos cheguem aos céus.

Até lá, a entrega dos papéis será feita por drive-thru ou pessoalmente em dois endereços, onde ficarão os bambus que serão decorados com eles. Para acessá-los, haverá limite de pessoas no espaço para evitar aglomeração e será necessário usar máscara.

O FESTIVAL
O Tanabata Matsuri celebra uma história de amor. Segundo a história japonesa, Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou por um pastor. Depois de casados, o casal foi punido pelo deus por ter se descuidado dos afazeres, de tão apaixonados que estavam.

Como castigo, foram transformados em estrelas e fadados a viver separados por uma galáxia de distância. Caso cumprissem a ordem do deus, de atender os desejos vindos da Terra, os dois poderiam se encontrar uma vez por ano.

Em 2019, o Tanabata reuniu, em dois dias, mais de 200 mil pessoas nas ruas da Liberdade, de acordo com a organização. E as estrelas ficaram ocupadas em ler mais de 60 mil bilhetes até que pudessem se ver de novo.

Tanabata Matsuri
Dom. (2):14h às 18h. Facebook: @acalliberdadeoficial; Instagram: @acalliberdade; YouTube: Acal Liberdade. Entrega dos tanzakus: rua Fagundes, 153 (drive-thru) e avenida Liberdade, 365 (presencial). WhatsApp: 11 99025-2113

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais