Crítica: Churrasco coreano no Bom Retiro tem pratos intensos, mas desliza

São Paulo é uma cidade sui generis: proporciona cenas como um garçom paraguaio a atender num restaurante no Bom Retiro, especializado em churrasco coreano, de família nativa, com cardápio no qual se lê "pato pimentado".

No New Shin-La Kwan, de espaço simples, com mais de dez anos, esse garçom leva à mesa nacos crus de costela bovina besuntados em uma marinada sobre a qual não dá detalhes, mas sabe-se que tem óleo de gergelim caseiro, aromático, shoyu e suco de abacaxi (R$ 120, para compartilhar, com entradas sortidas).

Churrasco de costela bovina e vegetais, carro-chefe do restaurante New Shin-La Kwan
Churrasco de costela bovina e vegetais, carro-chefe do restaurante New Shin-La Kwan - Gabriel Cabral/Folhapress

Com discrição, ele corta as peças em pedaços ainda menores, com a tesoura, e os acomoda sobre uma grelha de carvão no centro da mesa. O cliente vai fisgando a carne no ritmo que bem entender é macia, mas boa de afundar os dentes, e tem um sabor agridoce marcante.

Os pedaços podem ser acomodados em folhas verdes frescas, com as mãos, que embalam também arroz glutinoso e uma potente pasta de soja, densa, concentrada, com atraente ardor.

Aliás, quem guia a cozinha é a coreana Hae Sook Chun, que já teve outro restaurante e toca este há quatro anos. E não alivia a mão na picância das receitas seu kimchi, a acelga fermentada e apimentada, é intenso para burro, mas perfumado, sem agressividade.

Costela agridoce do restaurante de churrasco coreano New Shin-La Knaw
Costela agridoce do restaurante de churrasco coreano New Shin-La Knaw - Gabriel Cabral/Folhapress

O kimchi ainda serve de base a uma sopa com shimeji, pancetta e tofu. Outra opção, fumegante, é o ensopado de verdura e costela desta vez, a carne estava mais rígida; despedaçando, seria mais gostosa num caldo ralo de missô (R$ 34, ambos).

Recorrentes entre as entradinhas variáveis, o ovo cozido, batido como omelete, chegou frio à mesa em duas ocasiões e perdeu a graça.

A sopa gelada de nabo e repolho tem instigante acidez, o chuchu refogado é firme e o nirá protagoniza uma panquequinha saborosa, mas molenga e aguada.

Avaliação: regular

R. Prates, 343, Bom Retiro, tel. 3315-9021. 74 lugares. Seg. a dom.: 11h30 às 21h.  

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais