Crítica: Casa portuguesa na região sul vai além do bacalhau

Doceria lusitana se transforma em tasca e faz bom apanhado da cozinha da terrinha —com destaque incontornável para as sobremesas.

Uma casa portuguesa, com certeza: o batido chavão não poderia ser mais apropriado para descrever o restaurante Cantinho Português, ante o carregado sotaque do casal de proprietários, a TV (felizmente pouco invasiva) que transmite noticiário e novelas da terrinha e as sardinhas que chiam na grelha a carvão.

A bem da verdade, esta só funciona regularmente nos fins de semana, para pratos especiais como peixe do dia e sardinha, o espeto de tamboril com camarão e chouriço e o costelão de porco com arroz e fritas. Mas nos outros dias isso não é um problema: é só ligar meia hora antes que eles acendem o lume —e ninguém fica sem sardinhas.

Polvo a lagareira do Cantinho Português
Restaurante serve polvo à lagareiro, cozido no azeite, com batatas ao murro e couve - Divulgação

Tudo começou como uma doceria da portuguesa Cláudia Correia de Sá, que, 15 meses atrás, com a ajuda do marido no salão, fez o lugar crescer e se tornar restaurante.

E, como bom português, tem ambiente simples e não se concentra no bacalhau: além dos bolinhos e de uma salada, tem apenas uma receita em posta (à lagareiro, cozido no azeite, com batatas ao murro e couve), e somente mais três com o peixe desfiado (como à Brás, com batatas palito e ovos mexidos). Os preços são também lusitanos: os desfiados custam em torno de R$ 50 e a posta, R$ 86.

Fora do bacalhau, há um pouco de tudo o que se encontraria numa boa tasca. Folhado de alheira e queijo da Serra (mas a massa parece requentada); um sensacional polvo à lagareiro (enorme, cozido no azeite, macio e saboroso); arroz de polvo ou de pato; dobradinha com feijão-branco e embutidos.

Dois guisados dão prazer de serem vistos no cardápio, mas vieram insanamente salgados: as moelas de frango, e as burras, tenras bochechas de porco com arroz branco. Sob encomenda, tem também cozido à portuguesa, cabrito e leitão no forno a lenha e peixe inteiro ao sal.

As sobremesas têm destaque, sendo incontornável o toucinho do céu (feito com amêndoas, ovos e verdadeiro doce de gila —a autêntica abóbora portuguesa).

Avaliação: bom

Av. dos Imarés, 656, Indianópolis, região sul, tel. 5041-9787. 62 lugares. Ter. a sex.: 9h às 23h. Sáb.: 9h às 24h. Dom.: 9h às 18h. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais