Retrospectiva 2020: veja dez lives de música que marcaram o ano

Lista inclui apresentações internacionais e artistas nacionais de gêneros como a MPB e o sertanejo

São Paulo

Mesmo que no finzinho do ano passado já se ouvisse falar do surgimento de um novo vírus do outro lado do mundo, ninguém poderia imaginar que as palavras mais repetidas de 2020 seriam: lave as mãos, passe álcool em gel, vista a máscara e —a campeã de todas— fique em casa.

Foram meses de incertezas e, principalmente, de adaptações. Acostumados com a efervescência da capital, os paulistanos tiveram que trocar os cinemas pelo streaming e a cervejinha da happy hour por drinques engarrafados pedidos pelo celular.

O mesmo aconteceu com a chegada das lives, que tiveram um boom no começo da pandemia e, apesar de certo desgaste, ainda encontram força para acontecer.

Confira, abaixo, alguns dos melhores exemplares desse formato de show feitos neste período.

*

Billie Eilish
A cantora que teria se apresentado no Brasil em maio deste ano, não fosse uma pandemia no caminho, usou de recursos tecnológicos para performar para os fãs que ficaram de mãos abanando. O show que aconteceu em 24 de outubro saiu por cerca de R$ 168, mas compensou com o formato criado especialmente para o mundo virtual, com projeções 3D mirabolantes —de aranha gigante a carro desgovernado— e a participação do público à distância.


Caetano Veloso
Depois de meses de insistência dos fãs nas redes sociais, Caetano Veloso se rendeu e finalmente experimentou o formato das lives. No dia em que completou 78 anos, em 7 de agosto, se reuniu na sala de sua casa com os filhos Moreno, Zeca e Tom e desfilou por canções clássicas de sua carreira em uma versão caseira da famosa turnê “Ofertório”, com a qual rodou o Brasil com os filhos, com direito a parabéns e bolo. Em dezembro, fez ainda uma live de Natal.


Coala Festival
Em setembro, o evento fez sua versão virtual em uma área fora de São Paulo. Foram cerca de oito horas de música com DJs e artistas como Mariana Aydar e Novos Baianos. O ponto alto foi marcado pelo encontro entre Gilberto Gil e a banda formada por membros de sua família, os Gilsons.


Dua Lipa
A cantora chega a dezembro com um saldo que inclui seis indicações ao Grammy e uma das lives mais elogiadas da quarentena. Na apresentação paga “Studio 2054”, em novembro, ela mergulhou em um universo com dançarinos, figurinos brilhantes e participações como a de Kylie Minogue.

A cantora Dua Lipa
A cantora Dua Lipa - Instagram/dualipa

Marilia Mendonça
A estrela do sertanejo também se mostrou craque nos shows online e conquistou o primeiro lugar no pódio de lives mais assistidas da pandemia com seu show de 8 de abril, que reuniu 3,31 milhões de visualizações simultâneas. Vale passear por seu canal do YouTube e assistir. É sofrência até dizer chega.


Milton Nascimento, Xenia França e Liniker
Parte do projeto da Mastercard feito com curadoria de Zé Ricardo, responsável pela programação do palco Sunset do Rock in Rio, o encontro entre o cantor e as artistas da nova geração da música brasileira arrecadou doações de pratos de comida e esquentou os corações isolados em julho.


Phoebe Bridgers
Um dos nomes mais elogiados da música alternativa de 2020 chega a dezembro com quatro indicações ao Grammy e um belo show transmitido diretamente de um lendário anfiteatro Red Rocks, nos Estados Unidos, totalmente vazio. Ao longo da apresentação, que aconteceu em setembro, a cantora passou por faixas de “Punisher”, lançado neste ano, enquanto imagens e comentários da plateia virtual eram projetados nas pedras.


Sandy e Junior
Depois de um 2019 nostálgico, com a turnê de reencontro dos cantores esgotando ingressos, os irmãos aproveitaram o fôlego das lives no começo da pandemia para arrecadar doações. O show, em abril, chegou a atingir 2,5 milhões de acessos simultâneos e coroou a dupla mais uma vez.

A live de Sandy e Junior
A live de Sandy e Junior - Divulgação

Teresa Cristina
Com sua disposição invejável e um repertório enorme, a cantora se tornou referência das lives com suas transmissões diárias que fizeram companhia às pessoas isoladas em casa desde o comecinho da quarentena, em março. De lá para cá, reuniu de nomes em ascensão a gigantes da música, como Gilberto Gil.

Zeca Pagodinho
Depois de tremer nas bases com o bondinho até o Pão de Açúcar, que foi palco de sua apresentação de Dia dos Pais, Zeca deu seu show de simpatia e disparou uma sequência de sucessos na live regada a cerveja e churrasco, é claro.


*

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais