'Nina' faz releitura de personagens de Tchékhov

Peça de Matéi Visniec estreia na terça (21) no porão do CCSP

Francisco Brêtas, Edu Guimarães, Dinah Feldman e Greg Slivar, que compõem o elenco de "Nina"
Francisco Brêtas, Edu Guimarães, Dinah Feldman e Greg Slivar, que compõem o elenco de "Nina" - Leekyung Kim/Divulgação
São Paulo

Texto clássico do dramaturgo russo Anton Tchékhov, “A Gaivota” (1896) narra os conflitos de um jovem escritor do século 19. Ele, Treplev, é apaixonado por Nina, que por sua vez ama outro homem, Trigorin.

O desfecho trágico da peça russa é reescrito pelo romeno Matéi Visniec em “Nina”, texto que ganha montagem brasileira dirigida por Denise Weinberg. Com Dinah Feldman e Francisco Brêtas no elenco, o espetáculo estreia na terça (21) no porão do CCSP.

Na trama, que se passa 15 anos depois dos eventos da peça original, Trigorin e Nina estão casados e vivem juntos há alguns anos. A  tranquilidade do lar é quebrada pelo retorno de Treplev, que volta a procurar a mulher depois de ser dado como morto.

O dramaturgo transporta a história para a época da Revolução Russa de 1917. Com características surrealistas, a trama reúne os personagens em uma casa no meio do nada e escancara suas reflexões sobre guerra, desolação e impotência.

O antigo triângulo amoroso também ocupa espaço central. Tantos anos depois, não é possível saber se Nina está feliz com o casamento e se mudou seus sentimentos por Treplev. AR 

CCSP - Espaço Ademar Guerra - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, tel. 3397-4002. Ter.: 19h30. Qua. e qui.: 21h. Estreia 21/8. Até 27/9. Ingr.: R$ 20.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais