Crítica: Com humor, palhaços revisitam o conto clássico 'Simbad'

"Simbad - O Navegante", em cartaz no Sesc Pompeia (zona oeste de São Paulo), foi inspirado livremente nas sete histórias com o personagem de "As Mil e Uma Noites" e traz a marca de originalidade da companhia Circo Mínimo, de Rodrigo Matheus.

Destaca-se a escolha dos adaptadores, Matheus e Alexandre Roit, que usaram como referência a tradução do árabe por Mamede Mustafa Jarouchi, que já nasceu clássica.


Foi acertada a forma de levar o texto ao palco, com dramaturgia que privilegia a ação e o interesse das crianças por aventuras.

Os atores (Matheus e Ronaldo Aguiar), também acrobatas e palhaços, realizam sua movimentação em cima de uma armação de bambu, na qual se penduram, saltam e, assim, recompõem o périplo do protagonista.

É um aparelho de equilibrismo que funciona como cenário. O desenho de luz (Wagner Freire) ajuda a transformar o espaço em diferentes ambientes, como o de um naufrágio ou o de ilhas habitadas por criaturas fantásticas.

Completa a encenação o estilo cômico adotado pela diretora da peça, Carla Candiotto, que dá vivacidade ao enredo cheio de detalhes: palhaços narram os acontecimentos com as atrapalhações tradicionais do picadeiro.

Avaliação: muito bom.
Indicação do "Guia": a partir de 6 anos.

Informe-se sobre a peça

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais