No centro de São Paulo, a poucos metros do largo São Bento, um novo espaço cultural abre suas portas no dia 17 de maio —dentro do prédio onde aconteciam os conhecidos pregões da Bovespa e que atualmente é sede da bolsa de valores B3.
É a Arena B3, empreitada patrocinada pela empresa e tocada em parceria com a Arte & Atitude e a produtora Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho. O empresário, aliás, já comanda desde 2019 em São Paulo a filial do clube de jazz americano Blue Note, que também tem uma sede no Rio de Janeiro.
"Conheci este espaço que a B3 usava de segunda a sexta para palestras e eventos para empresas listadas na bolsa e resolvemos fazer esta provocação há cerca de um ano —por que não transformar esta arena num espaço de arte aos finais de semana?", conta Calainho.
No centro da construção histórica, então, o espaço com um palco baixo e central que é cercado por cadeirinhas coloridas em formato de arquibancada faz sua estreia com uma apresentação de Roberto Menescal, nome essencial da bossa nova. Acompanhado da cantora Cris Dellano, ele comanda uma viagem pelo gênero musical que ajudou a fundar.
O músico se apresenta numa sexta, mas a casa, com capacidade para 150 pessoas, vai concentrar seus espetáculos de música, teatro, literatura e dança aos sábados e domingos, sempre em sessões às 15h e às 18h.
Os ingressos, vendidos a R$ 40, também devem ser mantidos nesta faixa de preço nas próximas atrações do espaço. A ideia, segundo Calainho, é movimentar a cidade com cultura a preços possíveis.
"O que guia tudo é a excelência artística a preços populares. Ter uma experiência como essa em um prédio empresarial é o que eu chamo de bom contraste", conta o produtor cultural. "Você conecta o público com arte e cultura e, na outra ponta, convida empresas que estão dentro da bolsa a olharem para esse mundo e se sentirem motivadas a patrocinar música, cinema, teatro e literatura".
Ana Buchaim, representante da B3, diz que o projeto também tem a ideia de movimentar a região central de São Paulo, assim como iniciativas anteriores como o Museu da Bolsa do Brasil. "Vamos trazer as pessoas para viver boas experiências no centro com cultura acessível", diz.
A curadoria de maio e junho privilegia música, com um punhado de tributos a gente como Elton John, Elis Regina, Phil Collins e John Coltrane, mas com espaço também para o trabalho autoral de rostos mais recentes da música nacional —caso de Assucena e Filipe Catto, artistas que tocam em agosto na casa.
Também já há peças teatrais, como "Sonhos Para Vestir", "Felicidade à Venda" e "Mãe Arrependida", e de comédia, como o show do humorista Jordhan Matheus, marcados.
Veja, abaixo, a programação anunciada até agora pelo espaço.
17/5 – Isto é Bossa Nova, com Roberto Menescal e Cris Delano
Sexta-feira, às 15h e 18h
18/5 – Tributo a Elton John por Mizinho Carvalho
Sábado, às 15h e 18h.
19/5– Tributo a Phill Collins por Ademir Dancona
Domingo, às 15h e 18h.
25/5– Piano Experience
Sábado, às 15h e 18h
26/5– Tributo a John Coltrane pela Banda Musicman Jazz
Domingo, às 15h e 18h
1° e 2/6– Jordhan Matheus (comédia)
Sábado e domingo, às 15h e 18h
1° e 2/6 – Contos do Brasil (musical infantil)
Sábado e domingo, às 11h
8 e 9/6 – Sonhos para Vestir (teatro)
Sábado e domingo, às 15h e 18h
15/6 – Felicidade à venda (teatro)
Sábado, às 15h e 18h
16/6 – Não-Peça (teatro)
Domingo, às 15h e 18h
22/6 – Tributo ao Queen pela banda Queen Legacy
Sábado, às 15h e 18h
23/6 – Tributo a Elis Regina por Giovanna Portela
Domingo, às 15h e 18h
29/6 – Tributo a Michael Bublé por Mark Lambert
Sábado, às 15h e 18h
30/6 – Tributo a Earth, Wind And Fire pela banda Let's Groove
Domingo, às 15h e 18h
6 e 7/7 - Mãe Arrependida (teatro)
Sábado e domingo, às 15h e 18h
4/8 - Assucena
Domingo, às 15h e 18h
18/8 - Filipe Catto
Domingo, às 15h e 18h
Arena B3 - Pça. Antônio Prado, 48, Centro. A partir de 17/5, aos sábados e domingos. Programação em arenab3.com.br
Comentários
Ver todos os comentários