Crítica: Em comédia, lixeiro perfuma lixo para reutilizá-lo

Na comédia da Trupe Dunavô, um lixeiro (Renato Ribeiro) desinfeta e perfuma todo o lixo que encontra, e escolhe entre os restos objetos que acha interessante reutilizar. Em uma sequência de cenas, ele faz a seleção dos trecos que deseja ao mesmo tempo em que interage com um cachorro que mais ladra do que morde.


O bicho obedece a uma espécie de truque de ilusão que uma mendiga (Gabi Zanola) realiza e que o impede de atacar. Ela recolhe toda a sucata do lixeiro e a leva para a ruela onde mora, em um espaço mínimo, mas todo arrumado. Zanola é a mesma atriz que faz a protagonista em "Minhoca na Cabeça", na peça apresentada no Minhocão.

Na rua, ela acha um bilhete em que está escrito que ele virá. Ela se prepara com a roupa mais surpreendente e cheirosa para encontrá-lo. Ficam amigos e acabam apaixonados. Antes do desenlace, porém, há uma mudança radical dos acontecimentos.

Os atores de "Refugo Urbano" são palhaços que fazem números cômicos e de ilusionismo e entretêm o público do início ao fim. Eles manipulam bonecos criativos em um cenário de janelinhas que revelam um miniteatro de sombras que desenvolvem o enredo em outro plano, em efeito inteligente. Direção de Suzana Aragão e dramaturgia de Nereu Afonso.

Avaliação: bom.
Indicação do "Guia": a partir de 7 anos.

Centro Cultural São Paulo - r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, tel. 3397-4002. 320 lugares. Sáb. e dom.: 16h. Até 25/10. Ingr.: R$ 10. Ingr. p/ 4003-1212 ouingressorapido.com.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais