Quer ir à Mostra de Cinema de SP neste domingo? Veja cinco filmes da programação
Seleção do primeiro fim de semana do festival traz longas premiados em Berlim e em Tribeca
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Maior festival cinematográfico do país, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tem 223 filmes distribuídos em duas semanas de programação —mas é no fim de semana que a programação costuma de fato acontecer e ficar cheia de cinéfilos.
Se ainda não sabe o que ver neste domingo, dia 23, confira abaixo cinco longas exibidos na Mostra.
O festival se estende até o dia 2 de novembro, com ingressos por até R$ 30, mas também com sessões gratuitas e no streaming. Entre aqui para saber como comprar as entradas das sessões presenciais.
As Tempestades de Jeremy Thomas
O documentário apresenta um retrato do produtor britânico Jeremy Thomas a partir de sua peregrinação anual ao Festival de Cannes, do qual participa há mais de 45 anos. Thomas assina a produção ou produção-executiva de filmes de David Cronenberg, como "Um Método Perigoso" (2011) e "Crash: Estranhos Prazeres" (1996), e de Bernardo Bertolucci, como "Os Sonhadores" (2003) e "O Último Imperador" (1987).
Reino Unido, 2021. Direção: Mark Cousins. 16 anos. Dom. (23), às 14h, no Instituto Moreira Salles
Manto de Jóias
Ao voltar para a casa de campo abandonada de sua família, Isabel descobre que a irmã de sua governanta, Maria, está desaparecida e se oferece para ajudar. Enquanto isso, a comandante de polícia que investiga o caso tenta tirar seu filho das mãos dos cartéis. Vencedor do prêmio do júri do Festival de Berlim.
México, Argentina, 2022. Direção: Natalia López Gallardo. Com: Nailea Norvind, Antonia Olivares, Aida Roa, Daniel García. 16 anos. Dom. (23), às 18h, no Instituto Moreira Salles
Medusa Deluxe
Um assassinato ocorre durante uma competição de cabeleireiros, dividindo uma comunidade formada por gente cuja paixão por cabelo beira a obsessão. Exibido no Festival de Locarno, o longa integra a competição de novos diretores da Mostra.
Reino Unido, 2022. Direção: Thomas Hardiman. Com: Anita-Joy Uwajeh, Clare Perkins, Darrell D’Silva. 16 anos. Dom. (23), às 15h, na Cinemateca
O Visitante
O maior desejo de Humberto, que acaba de sair da prisão, é reconstruir o relacionamento com sua filha —mas os avôs da garota não querem abrir mão da guarda da neta. Ao mesmo tempo, o homem precisa enfrentar uma instituição eclesiástica da qual fez parte. O longa recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Tribeca.
Bolívia, Uruguai, 2022. Direção: Martin Boulocq. Com: Enrique Aráoz, César Troncoso, Mirella Pascual. 16 anos. Dom. (23), às 14h, no Cine Marquise
Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo
Na animação, uma mulher decide deixar o marido dias após o Japão sofrer um terremoto e um tsunami, em 2011. Desolado, o homem tira uma semana de folga do trabalho e faz uma viagem misteriosa. Enquanto isso, um colega volta para casa e encontra um sapo gigante. O filme recebeu uma menção honrosa do júri do Festival de Annecy.
França, Canadá, Holanda, Luxemburgo, 2022. Direção: Pierre Földes. 16 anos. Dom. (23), às 16h15, no Espaço Itaú Frei Caneca