Festival de documentários É Tudo Verdade chega à 30ª edição em SP

Evento exibe grátis 85 títulos, entre eles filme sobre Rita Lee e retrospectiva de Vladimir Carvalho

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Da próxima quinta (3), até o dia 13 de abril acontece em São Paulo o festival É Tudo Verdade, o maior evento de documentários do país. Em sua 30ª edição, o festival exibe 85 produções de 30 países. Todas as sessões são gratuitas —os ingressos serão disponibilizados na bilheteria uma hora antes de cada exibição.

O festival traz à capital documentários recentes, produzidos entre 2024 e 2025 por cineastas brasileiros e internacionais. Ao fim do evento, quatro são premiados e automaticamente integram a lista dos títulos que concorrem a uma indicação ao Oscar 2026 nas categorias de melhor documentário de longa e curta-metragem.

Cena de 'Ritas', documentário de Oswaldo Santana - Divulgação

Neste ano, 12 longas e 9 curtas-metragens competem na mostra internacional. Na competição brasileira, há 7 longas e 9 curtas-metragens.

O festival também homenageia o brasileiro Vladimir Carvalho (1935-2024) com a exibição de nove filmes do cineasta, entre produções como "Homens de Areia" e "O País de São Saruê".

A retrospectiva internacional destaca a obra do diretor britânico Humphrey Jennings (1907-1950) com sessões de oito dos seus filmes. Há ainda filmes que fazem parte das mostras temáticas Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Programas Especiais e Clássicos É Tudo Verdade.

Na quinta (3), primeiro dia de festival, 15 títulos têm sessões agendadas nos quatro endereços que recebem o festival.

"Ritas", de Oswaldo Santana, tem sua única exibição aberta ao público no dia de abertura, no Cinesesc, às 17h30. O filme mostra a vida de Rita Lee por meio de gravações feitas pela cantora e uma entrevista exclusiva.

Outros destaques do primeiro dia também são biografias: "Estrada Azul: A História de Edna O’Brien", sobre a romancista irlandesa, é exibido às 18h no IMS Paulista. Já "Lan - O Caricaturista", filme a respeito do chargista Lanfranco Vaselli, tem sessão às 20h30 no Cinesesc.

"Corrija-me Se Eu Estiver Errado", "Eu Sou a Pessoa Mais Magra Que Você Já Viu?" e "Quimera", curtas da mostra competitiva internacional, são exibidos em sessão única às 14h30 na Cinemateca Brasileira.

Veja a programação completa com horários e salas no perfil@etudoverdadeoficial.

Onde acontece a 30ª edição do festival É Tudo Verdade

  • Cinesesc - r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, região oeste
  • Cinemateca Brasileira - lgo. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, região sul
  • IMS Paulista - av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central
  • CCSP - r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, região sul