Museu do Ipiranga terá sessões grátis de filmes brasileiros

Novo projeto da instituição estreia em 5 de abril com documentário indígena

São Paulo

O Museu do Ipiranga terá sessões grátis de filmes e documentários brasileiros uma vez por semestre. A estreia do projeto, chamado Cinema no Museu, acontece no dia 5 de abril, um sábado, às 15h, com exibição do longa "Tava, a Casa de Pedra".

Museu do Ipiranga
Fachada do Museu do Ipiranga, reaberto em 2022 na capital paulista - Foto: Divulgação

A iniciativa busca promover o audiovisual nacional por meio de obras que refletem sobre a história do Brasil, tema que dialoga com a programação da instituição. Todas as sessões serão seguidas de debates com convidados que participaram da produção dos filmes.

O documentário de estreia mostra a relação de indígenas com as ruínas das Missões Jesuíticas Guaranis, no Sul do Brasil e na Argentina, que são testemunhos da ocupação do território por missionários jesuítas europeus.

Os diretores do filme, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Ariel Ortega Kuaray Poty, participam do debate após a sessão. A conversa será mediada pelo historiador David Ribeiro.

A exibição do longa acontecerá no auditório do Museu do Ipiranga, que tem capacidade para 200 espectadores. Para garantir lugar, é preciso fazer inscrição no site do museu até 31 de março.

A segunda sessão do Cinema no Museu está prevista para novembro e exibirá o filme "Todos os Mortos", de Caetano Gotardo e Marco Dutra.

Cinema no Museu - Sessão "Tava, a Casa de Pedra"
Brasil, 2012. Dir.: Ariel Kuaray Ortega, Ernesto de Carvalho, Patrícia Ferreira Pará Yxapy, Vincent Carelli. Livre. Museu do Ipiranga - r. dos Patriotas, 100, piso Jardim, Ipiranga, região sul. Sáb. (5), às 15h. Grátis, com inscrição antecipada pelo site museudoipiranga.org.br/evento

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais