Theatro Municipal e Osesp transmitem concertos online para fãs enclausurados de música clássica
Instituições e outras orquestras exibem obras de Villa-Lobos, Bach, Tchaikovsky e Beethoven
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Com teatros e outros equipamentos culturais fechados na atual fase de restrições do plano de combate à pandemia em São Paulo, as apresentações online voltaram a ganhar força. E a música clássica voltou a apostar no formato digital.
Até grupos tradicionais como a Orquestra Sinfônica Municipal e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp, oferecem programação virtual.
Nesta semana, a orquestra municipal disponibiliza gratuitamente no YouTube gravações de dois concertos inéditos, que estavam previstos para estrear em março no Theatro Municipal, mas foram suspensos devido às restrições.
Nesta quinta, dia 18, às 20h, será exibido "Suite Orquestral nº 2", de Johann Sebastian Bach, com regência de Roberto Minczuk. Às 19h40, será transmitido um bate-papo ao vivo com quatro integrantes da orquestra para preparar os ouvintes para a apresentação.
O cronograma se repete no sábado, dia 20, com live às 19h40, seguida de apresentação gravada de "Bachianas Brasileiras nº 2", de Heitor Villa-Lobos, também sob regência de Minczuk.
Outra queridinha dos fãs de música clássica, a Osesp disponibiliza apresentações gravadas. Um dos destaques é a série "Beethoven em Tempos de Pandemia", que vai ao ar semanalmente e faz uma retrospectiva da obra do compositor.
Nesta sexta, dia 19, a série apresenta a "Sinfonia nº 3 (Eroica)", com regência do maestro Thierry Fischer, que faz comentários sobre a obra antes do início da exibição, às 20h30 no YouTube. Também é possível assistir às apresentações anteriores da Osesp, incluindo as que foram adaptadas para o protocolo sanitário e as anteriores à pandemia.
Mesmo com programação suspensa até abril, é possível assistir a concertos recentes gravados no Theatro São Pedro, outro palco tradicional da música erudita em São Paulo, disponíveis no YouTube.
Um dos destaques é o concerto de abertura da temporada 2021 da Orquestra Jovem da Emesp Tom Jobim, com repertório especial para Dia da Mulher, com obras de compositoras como Joan Tower e Valéria Bonafé.
Além das apresentações gravadas de orquestras, é possível acompanhar récitas de festivais.
O Festival Concertos na Serra transmite ao vivo e gratuitamente pelo YouTube recitais filmados na igreja histórica de Santa Clara, em Jundiaí, no interior de São Paulo. O repertório tem obras de Debussy, Ravel e Tchaikovsky com regência de Claudia Feres. As apresentações que acontecem às 18h30, de quinta a sábado, e às 17h no domingo.
Já a programação do Clássicos do Verde On-line tem apresentações semanais, a partir quarta, dia 24, sempre às 18h30. O projeto, com direção da da pianista Lilian Barreto, traz récitas de jovens instrumentistas gravadas na fundação Maria Luísa e Oscar Americano e disponibilizadas no YouTube. No repertório, há obras de compositores como Chopin, Beethoven, Piazzolla, Schubert e Brahms.
Clássicos do Verde On-line
Qua. (24): 18h30 no YouTube da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (youtube.com/concertosfundacaomarialuisaeoscaramericano). Até 28/4. Veja a programação em classicosnoverde.com. Grátis.
Festival Concertos na Serra
Qui. (18) a sáb. (20): 18h30. Dom. (21): 17h no YouTube do Festival Concertos da Serra (youtube.com/festivalconcertosnaserra). Grátis
Osesp
Sex. (19): 20h30 no YouTube da Osesp (youtube.com/videososesp). Grátis
Orquestra Sinfônica Municipal
Qui. (18) e sáb. (20): a partir das 19h40 no YouTube do Theatro Municipal (youtube.com/theatromunicipalsp). Grátis
Theatro São Pedro
Gravações no YouTube do Theatro São Pedro (youtube.com/theatrosaopedrotsp)