Saiba o que é pornô imobiliário e a quais realities e canais assistir
Programas de arquitetura vão de brigas de corretores a apresentador com mantras de autoajuda
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A estufa que abriga uma casa na Suécia, o pôr do sol de mansões nos Hamptons, as piscinas infinitas em Los Angeles e a residência construída de bambu em meio a florestas de Bali.
Esses são alguns dos exemplos de um movimento que ficou conhecido como pornô imobiliário —como os programas de decoração ou realities de arquitetura foram chamados ao exibirem de mansões majestosas a casas que cabem no bolso de casais com o orçamento apertado.
Enquanto estamos todos presos dentro de casa, por causa da pandemia do coronavírus que parece longe do fim, assistir a casarões ao redor do mundo é uma fórmula de escape, que ainda pode ensinar alguns truques, inspirar para reformular algum cômodo antigo dentro de casa, ou ser, simplesmente, esteticamente agradável.
O roteiro a seguir reúne 15 desses realities, disponíveis no streaming ou YouTube, que analisam projetos estonteantes e modernistas, construções que nem parecem as mesmas ao compararmos o antes e o depois ou mesmo casas mais próximas da realidade.
Casa Brasileira
É injusto comparar este programa do GNT com seus primos pobres no YouTube. Aliás, teria de haver muito esforço da produção para conseguir um resultado ruim diante de um bom orçamento e fácil acesso a arquitetos, mansões e celebridades da Globo. O programa tem desdobramentos temáticos que passam pelas casas de campo, férias, até chegar ao último produto, a série Lar, mais intimista. O destaque vai para os episódios sobre Ricardo Legorreta com as narrações de Caio Blat e para outro sobre hotéis, com as cabanas do arquiteto Pablo Alvarenga, erguidas em meio à floresta amazônica.
Nove temporadas (108 episódios). No Globoplay. Livre
Casa de Valentina
Os vídeos são viciantes. Não pelos interiores, em sua maioria com ares de estande de loja, mas pelo humor involuntário que ganham a partir dos relatos de seus anfitriões. A digital influencer Lucila Zahran Turqueto apresenta as casas enquanto conversa com os seus donos, uma pequena parcela da elite paulistana. Nos episódios, embrulhar um objeto em plástico bolha antes de despachar numa viagem ganha narrativa épica e a moradora que idolatra a originalidade estranhamente revela muitas compras numa loja de departamentos bastante conhecida.
No YouTube (youtube.com/casadevalentinadecor)
As Casas Mais Extraordinárias do Mundo
Casas em lugares não convencionais e com uma bela arquitetura são exibidas pelos apresentadores, que visitam do Arizona, nos Estados Unidos, à Nova Zelândia. O programa mostra desde uma casa no deserto da Califórnia que usa pedaços de avião na estrutura a uma residência com piscina flutuante na Espanha. Apesar de longos, os episódios valem a pena pelas belas construções e seus cenários —vale mesmo para quem optar deixar no mudo.
Três temporadas (12 episódios). Na Netflix. Livre
The Dream House Brasil
Brasileiros que vivem nos Estados Unidos buscam casas para concretizar o sonho de viver na Flórida, o popular destino entre imigrantes. Um agente imobiliário leva casais para escolherem suas residências —aqui, esqueça os projetos incríveis.
Uma temporada (cinco episódios). Amazon Prime. Livre
Grand Designs
Qualquer pessoa que tenha se enveredado por uma reforma se identifica e se compadece dos protagonistas deste reality, que mostra todo o processo da construção —da escolha do terreno aos aumentos constantes no teto do orçamento. Sempre há um momento desesperador. As gravações incluem tanto projetos faraônicos, como a conversão de uma torre de 150 anos numa casa vertical no centro de Londres, quanto mais modestos, como o do casal que economizou por anos para construir sua primeira e pequena casinha numa ilha escocesa.
Duas temporadas (17 episódios). Na Netflix. 12 anos
Histórias de Casa
Os vídeos são mais bem acabados que os dos concorrentes de YouTube, e a narração em primeira pessoa impede que a série descambe para mais uma visita guiada à casa de alguém. O canal tem o mesmo nome do site e é a melhor dentre as produções nacionais desse nicho nas redes sociais. Nas primeiras gravações é possível ver um saudosista arquiteto espanhol morador do centro de São Paulo reclamando da ausência de antiquários decentes na cidade e uma designer carioca que desabafa dizendo que a decoração com plantas foi a maneira mais barata de alegrar a casa.
No YouTube (youtube.com/historiasdecasablog)
Home
Quando a série sobre arquitetura é apresentada pelos donos das casas, raramente o episódio é guiado só pelo projeto. Nesses casos, costumam abordar como a obra impactou o convívio familiar. É o caso desta série que apresenta residências em diferentes partes do mundo. No episódio da Suécia, por exemplo, é apresentada uma casa dentro de uma estufa que foi desenhada por um casal e analisa como o projeto ajudou no desenvolvimento de um dos filhos que tem autismo.
Uma temporada (nove episódios). AppleTV+. 10 anos
Incríveis por Dentro
Quem vê de fora não nota nada de incomum nas casas. Mas é dentro delas que estão os segredos que refletem o estilo de vida bem exclusivo dos seus donos. O programa apresenta mais de 30 dessas construções, como a que abriga um museu de ficção científica até outra em que um homem construiu um aquário para mergulhar dentro de casa –afinal, quem nunca? Apesar da cafonice de alguns, os episódios divertem com interiores, digamos, excêntricos.
Uma temporada (12 episódios). Netflix. 10 anos
Life by Lufe
“Oiê, tudo bem?” A saudação seguida de um estridente som de sino iniciam os vídeos do fotógrafo de interiores Lufe Gomes, que dá seu nome ao canal. A série aborda desde decoração de minúsculas quitinetes no Copan a permutas mais ambiciosas para a reforma do apartamento do apresentador. Tudo ali é embalado num tom de autoajuda somado ao fetiche de Gomes por suvenires de viagens ao exterior, os clichês de “minha casa é meu templo” e “viver dentre as suas memórias” são logo interrompidos por alguma reação entusiasmada diante de mais uma bugiganga para enganar turistas.
No YouTube (youtube.com/lifebylufe)
Magos da Decoração
Para quem gosta de reality de competição, este aqui reúne um time de decoradores e o prêmio é projetar o bar de um hotel de Londres. A cada episódio, os competidores são desafiados a uma nova tarefa e o pior é eliminado. É cômico ver os designers torcendo o nariz para os companheiros ou discordarem quando uma não se cansa de papéis de parede floridos ou outro que teima em abusar do veludo.
Uma temporada (oito episódios). Netflix. 14 anos
Mansão de Praia
Em “Gossip Girl”, os nova-iorquinos endinheirados passavam as férias nos Hamptons. E é neste pano de fundo que o reality se passa. Mas, em Mansão de Praia, claro, os problemas são outros. Enquanto na novelinha adolescente os protagonistas lutavam pela popularidade, no reality, os corretores disputam as vendas das mansões, que vão da arquitetura moderna às clássicas casas de praia.
Uma temporada (seis episódios). Netflix. 14 anos
Movimento Tiny House
Microcasas não são apenas lugares pequeninos para viver, como são habitadas por donos com estilo de vida minimalista. Apesar de a ideia ser viver numa pequena residência, os problemas de quem decide construir uma dessas podem ser bem grandes. Para isso, os apresentadores ajudam famílias que estão no processo de viver com pouco e auxiliam no projeto e construção.
Duas temporadas (14 episódios). Netflix. 10 anos
Never Too Small
Na contramão dos excessos imobiliários, esta produção mostra milagrosos projetos que fazem tudo caber com graça e leveza em apartamentos minúsculos. O fato de muitos deles serem em cidades como Milão, Londres, Hong Kong e Sydney dá um upgrade no glamour. Mas o minimalismo comedido dos espaços mostrados se estende até mesmo à narração em off. Perfeito para projetar seu pied-à-terre dos sonhos ou para pegar no sono caso alguma reforma em andamento atrapalhe sua paz de espírito.
No YouTube (youtube.com/nevertoosmall)
Reforme na Baixa, Fature na Alta
Uma decoradora e um guru do mercado imobiliário ajudam a requintar casas disponíveis em sites de aluguel para que obtenham as tão desejadas cinco estrelas e aumentem as diárias. A série diverte ao mostrar o antes e depois das propriedades, como um barco sem charme algum que se transforma num point aconchegante e romântico.
Uma temporada (oito episódios). Netflix. 10 anos
Sunset - Milha de Ouro
É fútil, é novela das oito, é uma mistura de “Sex and the City” com pornografia imobiliária. Com uma trama pautada no famigerado vilã versus mocinha, o reality apresenta o dramático dia a dia de corretoras de imóveis de luxo rumo ao alpinismo social, salto alto no pé e taça de pinot grigio na mão. Em meio a mansões de Los Angeles, Christine Quinn e Chrishell Stause ditam os episódios, que envolvem paparazzi, festas circenses e eventos “open house” com aplicações gratuitas de botox. Decoração e corretagem ganham papel secundário enquanto Quinn encarna a vilã desta série.
Três temporadas (24 episódios) Netflix. 14 anos