Monet ganha exposição em shopping de SP pensada para viralizar nas redes sociais

Vida e obra do pintor francês são recriadas com experiências sensoriais

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Se São Paulo vê ultimamente um novo circuito de arte surgir na cidade, com uma série de novas galerias sendo abertas, o shopping Pátio Higienópolis vem buscando dar um ar pop e instagramável para pintores conhecidos. Primeiro foi Van Gogh, que ganhou uma mostra imersiva no centro de compras. Agora é a vez de Claude Monet.

O local onde o pintor impressionista e nomes como Renoir, Pissarro e Cézanne se reuniam para discutir arte, chamado Café de la Nouvelle-Athènes, foi uma das recriações da exposição "As Paisagens Impressionistas de Claude Monet - Uma Experiência Sensorial", que foi inaugurada neste mês no shopping.

A atração funciona mais como um mergulho raso na belle époque, na vida e na obra do pintor francês, priorizando os cenários pensados para render boas fotos para o Instagram. Saber mais sobre um dos maiores pintores impressionistas se torna quase secundário.

Com oito partes, a exposição traz logo na entrada a reprodução do ateliê de Monet, onde ele costumava receber convidados. Alguns quadros que remetem a etapas da vida do artista estão ajustados para o visitante ter um bom ângulo na hora do clique. Já a natureza, principal fonte de inspiração de Monet, é retratada por uma simples cenografia atrás de uma janela.

Outra sala apresenta os materiais usados pelo pintor, como tinta a óleo e pincel chanfrado, que influenciaram os seus traços rápidos e espontâneos. Também há referências à catarata nos dois olhos, doença que ele descobriu ter em 1907, o que fez com que ele passasse a pintar com cores mais fortes.

'Ninfeias em Flor', quadro de Monet, exposto em Nova York - Hector Retamal/AFP

Enquanto o público lota a sua própria galeria online de fotos, é possível ver na exposição a catedral de Rouen, registrada dezenas de vezes pelo pintor em diferentes horários e estações do ano. Há também referências à série "Meules", em que ele pintou variações de um campo com montes de feno. Em 2019, uma das obras da série foi leiloada por cerca de R$ 440 milhões na cotação da época, um recorde para o artista francês.

Mas o grande destaque está nas experiências sensoriais. A ideia é fazer o visitante sentir o aroma do mato, da terra e das plantas na reprodução dos jardins de Monet —cheio de referências japonesas, eles foram construídos pelo artista depois de ganhar na loteria. No shopping, a utilização de máscara como proteção contra a Covid-19, que é obrigatória e importante, faz essa experiência e essa imersão perderem um pouco da graça.

As Paisagens Impressionistas de Claude Monet - Uma experiência Sensorial

Avaliação:
  • Quando: Até 19 de setembro. Seg. a sáb., das 10h às 21h30 (última entrada às 21h30); Domingos e feriados, das 12h às 20h (última entrada às 19h30)
  • Onde: Shopping Pátio Higienópolis - av. Higienópolis, 618, região central
  • Preço: R$ 40. Crianças até cinco anos, estudantes e pessoas a partir de 60 anos pagam R$ 20
  • Link: https://bileto.sympla.com.br/event/68372/d/104155