Galerias recém-abertas em São Paulo criam um novo circuito de arte na cidade

Casas como A Gentil Carioca e Projeto Vênus abrem as portas durante a pandemia

Estúdio 41, galeria em São Paulo

Estúdio 41, nova galeria em São Paulo Divulgação

São Paulo

Logo na entrada da travessa Dona Paula, a antiga placa do bar e restaurante La Frontera, hoje fechado, permanece como um aviso, uma demarcação. Ela é a fronteira entre a movimentada rua da Consolação, a uma quadra dali, no centro de São Paulo, e a aparente tranquilidade do reduto de casas operárias da rua, espaço que vem se tornando um novo polo de arte.

Com o Projeto Vênus, o curador Ricardo Sardenberg foi o primeiro a aterrissar no local, fascinado pela ideia de um lugar que recebesse visitantes e colecionadores como em casa. “Quando comecei, nos anos 1990, as galerias tinham escala humana, não eram gigantescas”, ele diz.

O escritório de arte, que tem espaço de exposição, surgiu ainda a partir de outra falta —a de um ponto para uma “nova geração já madura” de artistas, nas palavras do curador, como o grupo Cif, que exibe seus trabalhos por lá.

Sozinho desde dezembro passado, Sardenberg ganhou neste mês um vizinho de peso. Márcio Botner, um dos sócios da galeria A Gentil Carioca, escolheu a travessa para expandir a atuação do Rio de Janeiro para São Paulo.

A primeira mostra coletiva no espaço, que tem 90 metros quadrados e foi reformado pelo escritório Canoa Arquitetura, trouxe os 17 artistas representados pela galeria e, para novembro, haverá um projeto de Maxwell Alexandre. “Costumo dizer que a arte não precisa de um cubo branco”, conta Botner.

É possível que até outubro esteja aberta ao público mais uma das casinhas da vila. Será a Coleção Pedro Barbosa, que surge com a ideia de apresentar recortes dentro do acervo de arte do colecionador. Há previsão também de que outro colecionador, de nome ainda não divulgado, abra as portas no mesmo mês com a proposta de divulgar artistas da nova geração.

Do outro lado da fronteira, mas a apenas seis quadras da travessa com casinhas do início do século 20, está o Palacete Stahl, construído no estilo Luís 16 e modernizado em 1920 para hospedar a primeira representação diplomática da coroa da Suécia em São Paulo.

A propriedade de 1.700 metros quadrados, na rua Piauí, abriga agora o Instituto Artium, que abre os trabalhos com a mostra coletiva “Semana de 21”. Na curadoria de Alberto Simon, estruturas de compensado de madeira com obras de artistas como Leda Catunda buscam evidenciar o contraste da arquitetura e do mobiliário antigo com a arte contemporânea.

Ainda perto dali, na agitada avenida São Luís, é preciso tirar os sapatos para entrar na Constance Estúdio Galeria, espaço especializado em fotografia que será inaugurado em 13 de setembro, comandado por Constance Franciosi.

Para apresentar seu acervo de cerca de cem imagens, assinadas por nomes como Adriano Gambarini e Lucas Landau, a galerista, que montou o escritório no apartamento onde vive, aposta em preços mais acessíveis e num atendimento personalizado —é ela quem receberá os visitantes.

Essa ideia de aproximar diferentes ambientes também norteia outra inauguração dedicada à fotografia. O Estúdio 41, que ocupa uma sala de um prédio no Itaim Bibi, está colado ao ateliê de Dani Tranchesi, que comanda a empreitada em sociedade com Paula Rocha. “Menorzinho, intimista, mas muito mais livre e democrático”, diz Tranchesi.

É ela quem exibe seu trabalho na primeira exposição. Mas diz que a ideia, com a curadoria de Diógenes Moura, é apresentar outros fotógrafos, consagrados e emergentes.

Assim como a Constance e o Estúdio 41, o engenheiro Telmo Porto inaugura a Galeria 321 em Moema. “Queria um espaço que funcionasse como um funil entre Campo Belo, Brooklin, Moema, Itaim, Vila Olímpia, para quem não quer atravessar a cidade”, fala.

O lugar, segundo Porto, tem dois objetivos –rever a história da arte nacional, com exposições de José de Quadros e do casal Helena Pereira da Silva Ohashi e Riokai Ohashi, e funcionar como ponto de encontro entre amigos. Não à toa, a mostra inaugural é de Alex Flemming, de quem Porto é próximo há 40 anos.

Constance Estúdio Galeria
Av. São Luís, 71, apto. 702 Abertura: 13/9. Agendamento pelo WhatsApp (11) 97188-9148. Grátis


Estúdio 41
R. Pedroso Alvarenga, 1.254, cj 41, Itaim Bibi. Abertura: 17/8. Agendamento pelo WhatsApp (11) 99452-3308. Grátis


Galeria Arte 132
Av. Juriti, 132. Abertura: 16/8


A Gentil Carioca
Tv. Dona Paula, 108, Higienópolis. Agendamento pelo email sampa@agentilcarioca.com.br. Grátis


Instituto Artium
R. Piauí, 874, Higienópolis Agendamento p/ eventim.com.br. Grátis


Projeto Vênus
Tv. Dona Paula, 134, Higienópolis. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais