Festival Mário de Andrade leva feira de livros e show grátis de Marina Lima ao centro de SP
Segunda edição do evento conta com cerca de 50 editoras e livrarias em três dias de programação
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Uma feira de livros ao ar livre. Encontros sobre literatura com nomes como Noemi Jaffe, José Miguel Wisnik, Ferréz e a atriz Isabel Teixeira, que interpretou Maria Bruaca no remake da novela "Pantanal". Shows gratuitos de Marina Lima e Mateus Aleluia. Tudo concentrado em três dias, como parte da programação gratuita do Festival Mário de Andrade.
Adiada por dois anos por causa da pandemia, a segunda edição do evento tem início em São Paulo na sexta, dia 21, e se desenrola até domingo, dia 23. Com o tema "Literatura e Artes na Pauliceia 2022", a programação toma o centro da capital paulista, em locais como a Biblioteca Mário de Andrade, a Praça das Artes e a praça Dom José Gaspar.
É na praça, aliás, que cerca de 50 editoras e livrarias montarão seus estandes para exibir seus catálogos. A feira de livros ocorrerá apenas no fim de semana, das 10h às 18h. Participam casas como Companhia das Letras, Melhoramentos, Fósforo, Tinta-da-China Brasil, entre outros.
Já na parte de programação cultural, estão confirmados também nomes como Bel Santos Mayer, Julia de Carvalho Hansen, Gog, Rashid e Jup do Bairro.
Há ainda apresentações de música, leituras de peças, oficinas, saraus e campeonatos de slam. Para as crianças, estão previstas contações de histórias, teatro e um sarau infantil.
Confira a seguir dez atividades para se programar para o festival, que é organizado pela prefeitura.
Amor aos Livros
Para abrir a programação, a atriz Isabel Teixeira, que viveu Maria Bruaca em "Pantanal", e a educadora Bel Santos Mayer conversam sobre o papel da leitura em suas trajetórias e o poder transformador dos livros.
Praça das Artes - av. São João, 281, Anhangabaú, região central. Sex. (21), às 19h. Grátis
Astrologia e Literatura
O compositor e professor José Miguel Wisnik e a poeta e astróloga Julia de Carvalho Hansen debatem sobre uma paixão em comum: a astrologia. Os artistas discutem sobre como a forma que essa ferramenta mística influencia suas criações.
Biblioteca Mário de Andrade - r. da Consolação, 94. Sáb. (22), às 15h30. Grátis
Escrever o Luto
Tomando como ponto de partida suas próprias obras, a artista visual e poeta Aline Motta e o escritor português José Luís Peixoto refletem sobre o luto na arte. A discussão busca tratar o tema como algo além de um assunto, como uma travessia literária. A mediação é de Noemi Jaffe, que escreveu o livro "Lili", sobre o luto após a morte da mãe.
Praça das Artes. Dom. (23), às 14h. Grátis
Marina Lima
Após dois anos longe dos palcos, Marina Lima apresenta show com músicas que marcaram seus mais de 40 anos de carreira. A artista montou um repertório baseado na relação afetiva entre seus ouvintes e a música ao longo da pandemia.
Praça das Artes. Sex. (21), às 20h30. Grátis
Mateus Aleluia
Para encerrar as apresentações musicais dos três dias de festival, Mateus Aleluia apresenta uma combinação de canções inéditas e obras clássicas de sua carreira, como "Fogueira Doce" e "Cordeiro de Nanã". Em suas músicas, o artista transita por temas da cultura afro-brasileira, do candomblé, da filosofia e do amor.
Praça das Artes. Dom. (23), às 19h. Grátis
Na Roda com Ferréz
O escritor e fundador do selo Literatura Marginal vai passar por uma sabatina feita por jovens monitores do Programa de Formação da Secretaria de Cultural de São Paulo. As perguntas irão abordar seu processo criativo, a prática da escrita e a rotina de escritores independentes no mercado editorial brasileiro.
Biblioteca Mário de Andrade. Dom. (23), às 16h. Grátis
Sarauzim
O espaço tradicionalmente ocupado por adultos será tomado por crianças, que vão poder ler e declamar poesias, além de cantar, dançar e se expressar artisticamente do jeito que preferirem. A apresentação vai permitir que meninos e meninas, acompanhados ou não dos pais, sejam o centro do espetáculo.
Biblioteca Mário de Andrade. Dom. (23), às 11h. Grátis
Slam SP
Outra linguagem literária efervescente que vai fazer parte do festival é o slam. O campeonato vai selecionar cinco poetas que participarão do Slam BR, o campeonato brasileiro da modalidade. A programação vai ter início na quinta (20), às 18h e às 20h. As apresentações seguem na sexta (21), às 16h, 18h e às 20h. As semifinais ocorrem no sábado (22), às 16h, 18h e às 20h. Já a final, que vai eleger o vencedor, está marcada para o domingo (23), às 17h.
Biblioteca Mário de Andrade, de quinta (20) a domingo (23)
O Teatro Pré-Moderno de Qorpo Santo
Considerado um dos precursores do teatro do absurdo e do surrealismo no Brasil, o dramaturgo Qorpo Santo só teve sua obra reconhecida cerca de cem anos depois. O artista vai ser apresentado ao público com uma leitura dramática feita pela atriz, diretora e dramaturga Georgette Fadel.
Biblioteca Mário de Andrade. Sáb. (22), às 20h. Grátis
Versos e Rimas
Gog, um dos precursores do movimento hip hop no Brasil, vai se juntar à cantora Jup do Bairro e ao rapper Rashid para falarem sobre suas inspirações, seus processos criativos e composições. Os artistas vão comentar a linguagem do gênero, os aspectos técnicos e as particularidades da escrita do rap.
Praça das Artes. Sáb. (22), às 18h. Grátis