Museu das Ilusões é reinaugurado com novas atrações no shopping Eldorado em SP
Na região oeste da capital, acervo conta experiências interativas distribuídas em 12 salas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O Museu das Ilusões, localizado no shopping Eldorado, na região oeste da capital paulista, foi reinaugurado neste mês com novas atrações. O espaço esteve fechado para manutenção durante o Carnaval e teve seu acervo renovado com curadoria do físico e professor Julio Abdalla. Os ingressos para visitação custam R$ 70 (inteira).
A exposição, distribuída em 12 ambientes, explora técnicas de ilusão de ótica. O fenômeno combina a biologia dos olhos e do cérebro, além da física da luz, resultando na mistura de conceitos da arte, que incluem profundidade, contraste, ângulos e distância.
Além das novas instalações elétricas e alterações na iluminação, as novidades incluem a alteração do layout das salas e repaginação de ambientes, como o quarto invertido, transformado em uma cozinha. O novo modelo traz a impressão de que é possível se deslocar e caminhar pelas paredes do cômodo.
O "efeito Monga" também teve sua estreia. A proposta é fazer com que duas pessoas sentem-se, uma de cada lado, e conforme a luz é alterada, tenham seus rostos misturados. Com a variação da intensidade luminosa, acontecem a reflexão e a refração.
Há, ainda, uma sala com painéis 3D, que são interativos e permitem que o público seja fotografado em situações que parecem impossíveis. A instalação "Pezão do Gigante", com 3,5 metros de altura, também ganhou novo cenário.
A atração, que é itinerante, já passou por outras cidades brasileiras, como Campinas, Ribeirão Preto, Balneário Camboriú, Fortaleza, Salvador, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro e Belém, e segue em cartaz em São Paulo.