Nova sala de concerto na estação Júlio Prestes é inaugurada com espetáculo grátis
Espaço é anexo à Sala São Paulo; entradas para a primeira exibição serão distribuídas online nesta terça (21)
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Nova sala de espetáculos no centro de São Paulo, a Estação CCR das Artes será aberta ao público com apresentação gratuita no sábado (25).
O espaço era o antigo saguão da estação Júlio Prestes, onde eram vendidos os bilhetes de trem. Uma reforma transformou o ambiente em sala multifuncional com capacidade para até 543 pessoas.
Agora com palco de 160 m ², a Estação deve receber apresentações de música, teatro, dança, literatura e cinema, além de atividades educativas. A programação do semestre deve ser anunciada nas próximas semanas.
O projeto de restauro foi desenvolvido pelo escritório Dupré Arquitetura, de Nelson Dupré, responsável pela transformação da Sala São Paulo— sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp. A ideia era preservar partes originais da estação, como vitrais coloridos e três lustres.
Após as reformas, o espaço recebeu o nome do grupo CCR. A empresa firmou contrato de patrocínio institucional com a Fundação Osesp de pelo menos três anos.
A nova sala compõe o Complexo Cultural Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, a São Paulo Escola de Dança, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, a Pinacoteca Estação e a Emesp Tom Jobim.
O público poderá conhecer o espaço às 20h do sábado, quando a sala de concerto recebe o espetáculo "As Artes na Estação", inspirado na temática de trens, elementos que fazem parte da memória do prédio.
O repertório traz músicas de Tom Jobim, Chico Buarque, Heitor Villa-Lobos e Milton Nascimento em uma apresentação com dança e poesia.
Participam do evento a São Paulo Companhia de Dança, o Coro Acadêmico da Osesp, a São Paulo Big Band Ensemble, a Companhia Mundo do Circo, além de outros instrumentistas e cantores.
Os ingressos grátis para o espetáculo começam a ser distribuídos nesta terça-feira (21), a partir das 12h no site da Sala São Paulo.