Confira opções de passeios ao ar livre para fazer com as crianças

Hortas, quadras, parquinhos de areia: um roteiro de passeios a céu aberto para fazer com a criançada na cidade durante as férias

Com um kit básico composto por bola, baldinho com apetrechos para brincar na areia e cesta de piquenique, saí com minha filha caçula, de 2 anos, para testar algumas praças e parques, pequenas ilhas verdes, na zona oeste da cidade.

Antes de escolher o roteiro, chequei o site do Criança e Natureza (criancaenatureza.org.br), um projeto do Instituto Alana que incentiva brincadeiras ao ar livre e a relação dos pequenos com as áreas verdes em centros urbanos, já tão áridos e acinzentados para a infância.

No site, dá para acessar uma lista de endereços na cidade e, no link GPS da Natureza, há ótimas sugestões de atividades para curtir com a garotada. As brincadeiras estão separadas por faixa etária, duração, local (praça, parque, praia) e clima (calor, frio, chuva).

Kit básico e roteiro na mão, a primeira parada foi a praça das Corujas. No Sumarezinho, o lugar é repleto de árvores generosas, que rendem boas sombras para as brincadeiras, e tem morros que convidam a brincar de escorregar num papelão.

Ali, quem seguir as jabuticabeiras chega à horta comunitária, com manjericão, salsinha, capim-santo e outras hortaliças que as crianças urbanas dificilmente sabem reconhecer. Acompanhadas de pais ou responsáveis, elas podem ajudar a regar os canteiros e colher algumas folhinhas para a salada.

Se a ideia é levar também a cachorrada, a dica é a praça Boaçava, no Jaguaré, também conhecida como praça dos cachorros, onde os bichos correm soltos.

Com quadra e parquinho de areia, o local tem cantos perfeitos para piqueniques só vale proteger o bolinho de algum cão mais afoito. Ali, com as crianças menores, dá para brincar de juntar pedras, galhos e folhas caídas.

Já para ver outros bichos galinhas, pintinhos e pavões, o ideal é ir ao parque da Água Branca, em Perdizes, onde não são aceitos cães nem ciclistas. Após caminhar pelas trilhas sombreadas e explorar uma coleção de cheiros, a dica é relaxar um tempinho nos quiosques que disponibilizam livros para as crianças. E depois até fazer um soninho debaixo de alguma árvore para repor as energias.

Pq. da Água Branca - R. Min. Godói, 180, Perdizes, s/ tel. Seg. a dom.: 6h às 20h. aquário: R$ 2. Estac. (grátis, r. Dona Ana Pimentel, s/nº).

Praça Boaçava - R. dos Escultores, 580, Jaguaré

Praça das Corujas - Av. das Corujas, s/nº, Sumarezinho

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais