Exposições são boas opções de passeios diferentes para as crianças durante as férias

Levar as crianças às exposições "Ready Made in Brasil", no Centro Cultural Fiesp, e "Da Forma à Ação", onde é possível conferir a obra do argentino Julio Le Parc, 89, no Instituto Tomie Ohtake, pode ser uma opção diferente de passeio nestas férias em São Paulo.

As duas mostras têm em comum a ideia de arte experimental, que usa objetos do dia a dia e investiga a desautomatização da nossa percepção e das formas de ver. A maioria dos trabalhos das exposições é interativa, tem humor e modifica o significado habitual dos utensílios cotidianos e suas técnicas de fabricação.

Crianças e adultos surpreendem-se com a reinvenção dos significados ao interagir com esse tipo de arte.

"Ready Made in Brasil" reúne artistas contemporâneos cujas obras adotam procedimentos análogos aos do francês Marcel Duchamp (1887-1968), inventor da arte ready-made.

Nelson Leirner, por exemplo, usou o retrato da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci (1452-1519), e modificou a pintura original na série "Quadro a Quadro" (2012).

"Prisma" (2017), de Marcia Xavier, investiga efeitos de luz, transparência e modos peculiares de ver. A instalação consiste em uma estante de vidro contendo garrafas cheias de água. No meio da galeria, a obra oferece uma visão especial de outros trabalhos.

Já "Da Forma à Ação" apresenta obras que parecem labirintos e móbiles de luz. Muitos trabalhos, como "Formas em Torção sobre Tramas" (1966), possuem movimento e quase todos exploram a projeção e a formação de imagens.

Ready  Made  in Brasil - Centro Cultural Fiesp, Av. Paulista, 1.313, Bela Vista, região central, tel. 3146-7439. Seg. a dom.: 10h às 20h. Dias 31/12 e 1°/1: fechado. Até 11/2. Livre. GRÁTIS

Julio Le Parc: da Forma à Ação - Instituto Tomie Ohtake, R. dos Coropés, 88, Pinheiros, região oeste, tel. 2245-1900. Ter. a dom.: 11h às 20h. Dia 31/12: fechado. Até 25/2. Livre. Estac. a partir de R$ 20. GRÁTIS

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais