Descrição de chapéu Artes Cênicas
Criança

Dos Satyros à música clássica, confira cinco peças online para assistir com as crianças

Com teatros fechados em São Paulo na pandemia, espetáculos infantis tentam se adaptar

São Paulo

Se em tempos sem pandemia as peças infantis tinham espaço garantido nos teatros paulistanos, esse circuito tenta se manter mesmo fora dos palcos, com apresentações online, algumas feitas a partir das casas dos atores.

Apesar dos entraves tecnológicos e das dificuldades de manter a atenção das crianças na narrativa apresentada na tela, os próximos dias contam com uma série de apresentações digitais para o público infantil.

Algumas companhias decidiram apresentar suas criações ao vivo, como o grupo Sobrevento, que está em cartaz com “O Amigo Fiel”. Os Satyros também encenam o infantil "Geração Alpha", peça que abre a possibilidade de as crianças interagirem com a história, via aplicativo Zoom.

Já a companhia O Grito decidiu criar novas versões de suas peças infantis para serem encenadas via WhatsApp —“As Aventuras de Zito e o Gigante Adamastor” é uma adaptação de “O Gigante Adamastor”.

A lista a seguir tem cinco opções para conferir neste fim de semana. 

As Aventuras de Zito e o Gigante Adamastor
Ideal para quem gosta de uma experiência imersiva, “As Aventuras de Zito e o Gigante Adamastor” é uma adaptação do espetáculo “O Gigante Adamastor”. Inspirada em "Os Lusíadas", poema épico de Camões, a peça conta a história de Pedro, irmão mais velho de Zito, que desaparece sem deixar vestígios. Para tornar a experiência interativa, a exibição é feita pelo WhatsApp —a ideia é que os atores interajam com as crianças usando videochamada e envio de imagens, textos e áudios.
Direção: Roberto Morettho. Texto: Heloísa Prieto. Com: Junia Magi, Samira Pissinato e Wilson Saraiva. Dias 18 e 25 de abril, com sessões entre 10h30 e 16h. 5 anos. Grátis, inscrições em bit.ly/sescspcurso


Geração Alpha
Desde o ano passado, o tradicional grupo Os Satyros tem produzido peças para serem exibidas online. Em “Geração Alpha”, experiência infantil da companhia, seis amigos que moram no mesmo prédio fazem uma reunião virtual via Zoom para comemorar o aniversário de um deles. Durante o encontro, as crianças compartilham suas visões sobre o mundo, a família, a escola e o conceito de saudade. Na apresentação, o público tem a oportunidade de ligar as câmeras e participar do enredo.
Direção e texto: Soraya Saide. Com: Anna Kuller, Beatriz Ferreira e Gabriela Lois. Sáb., às 14h e às 16h; dom., às 17h; e seg., às 10h. Até 26/4. Livre. Grátis, em sympla.com.br

Reunião via Zoom na peça "Geração Alpha"
Em 'Geração Alpha', da Cia. Os Satyros, as crianças são convidadas para uma experiência interativa via plataforma Zoom - Divulgação

Memórias de um Quintal
A peça conta a história do menino Manguinha, que sonhava em acertar um pardal, mas a sua péssima pontaria fazia dele um motivo de piadas. O menino e o pássaro iniciam, então, um duelo em meio a músicas e brincadeiras populares. O texto é inspirado na obra “O Matador”, de Wander Piroli.
Direção e texto: Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques e Keu Freire. Com: Brenda Campos, Claudio Marcio e Dário Marques. Até sáb. (17), às 15h. Livre. Grátis, no YouTube do Itaú Cultural


O Amigo Fiel
Baseado no texto de mesmo nome de Oscar Wilde, “O Amigo Fiel” acompanha o jardineiro João, que encontra felicidade em coisas simples do dia a dia, como cuidar das plantas ou olhar para o céu e observar as nuvens. Com tom poético, a peça reflete sobre o valor da amizade, o egoísmo e o comportamento humano. O elenco faz uso de bonecos feitos de galhos de madeira para representar os personagens da história.
Direção: Sandra Vargas. Texto: Sandra Vargas, adaptado do original escrito por Oscar Wilde. Com: Agnaldo Souza, Daniel Viana e Giuliana Pellegrini. Terça (20), quarta (21) e quinta (22), às 11h. 6 anos. Grátis, com reservas feitas pelo email info@sobrevento.com.br

Operilda na Orquestra Amazônica Online
A peça conta a história da música erudita no Brasil, enquanto músicos tocam instrumentos ao vivo e interagem com a protagonista, Operilda. Se ela conseguir explicar a música erudita para o público, ela ganhará uma orquestra completa para se divertir. Dentre o repertório do espetáculo, estão canções escritas por Chiquinha Gonzaga, Tom Jobim e Villa-Lobos.
Direção: Regina Galdino. Texto: Andréa Bassitt. Com: Andréa Bassitt. Sex., às 9h30; sáb. e dom., às 16h. Até 25/4. 5 anos. Grátis, no Facebook ou no YouTube

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais