Crítica: Peça "Salve, Malala!" se inspira em menina paquistanesa

A menina paquistanesa que foi baleada em Khyber Pakhtunkhwa, em 2012, dentro de um ônibus escolar pelo Taleban, contrário à educação feminina, é fonte de inspiração para o espetáculo "Salve, Malala!", da Cia. La Leche, dirigida com muitos acertos por Cris Lozano.

A história de resistência de Malala Yousafzai, que venceu o Prêmio Nobel da Paz em 2014, ganha nova voz na saga de Sofia (Léia Rapozo) e Yan (Alessandro Hernandez), que transitam entre realidade e fantasia, brincando de contar pequenas narrativas com os objetos recolhidos em meio a sirenes, gritaria e correria, sinais de um perigo sempre iminente.

Cena da peça "Salve, Malala!"
Cia. La Leche se baseia na vida de Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz - Felipe Stucchi/Divulgação

A morte ronda as lembranças da dupla, simbolizada nos jogos de cavoucar a terra para fazer sepulturas. Brincam também de escola, um sonho de quem é impedido de estudar pela situação de ameaça constante.

A dramaturgia, de Hernandez, amplia a discussão sobre direito à educação, tornando-a próxima da realidade da plateia. Sofia picha a pergunta: "Qual a escola que você quer?".

Num cenário que lembra escombros, onde tudo se transforma, os atores manipulam objetos, roupas e bonecos. Um retroprojetor é bem utilizado para contextualizar o lugar, não tão distante daqui, onde um rei mandou pintar os grafites de cinza dos muros e onde a biblioteca já não funciona mais 24 horas por dia.

O contexto político atual emerge em diversos diálogos, em tom de resistência e luta. As crianças provavelmente não entendem diversas referências, mas seus pais, atentos às falas em tom de desabafo, riem em cumplicidade.

Avaliação: muito bom

Indicação da crítica: a partir de 7 anos

Sesc Ipiranga - teatro - R. Bom Pastor, 822, Ipiranga, região sul, tel. 3340-2000. 200 lugares. Dom.: 11h. Até 4/6. Ingresso: R$ 5 a R$ 17. Menores de 12 anos: grátis.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais