Com o fechamento da Livraria Cultura, conheça outras livrarias de rua em SP
Lojas na cidade para crianças e adultos possuem programação intensa e café
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Nesta segunda-feira (26), a Livraria Cultura, uma das mais tradicionais da capital paulista, fechou as portas após a confirmação do decreto de falência pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
O imóvel no Conjunto Nacional, que possuía escadas icônicas com lombadas de livros famosos e cadeiras cheias de leitores, será desocupado. Mas outras livrarias ainda podem ser exploradas na cidade. Veja o roteiro a seguir:
Banca Tatuí
A livraria, que pertence à editora Lote 42 e funciona em uma banca de jornal. A programação é dedicada à produção cultural independente, com lançamentos, leituras, oficinas e pocket shows.
R. Barão de Tatuí, 275, Vila Buarque, região central. Instagram @bancatatui. bancatatui.com.br
Gato sem Rabo
O espaço é inteiramente dedicado a obras de autoras mulheres de vários campos do conhecimento. O espaço realiza rodas de leitura e discussões sobre livros clássicos e lançamentos.
R. Amaral Gurgel, 352, Vila Buarque, região central, tel. (11) 99976-0011. Instagram @gato.sem.rabo
Livraria da Tarde
O acervo traz obras de literatura, artes, ciências humanas, negócios e infantojuvenil. O espaço também abriga a cafeteria Made By Nina e faz eventos. O próximo é uma sessão de autógrafos e bate-papo com Stefano Volp que apresentará seu livro "Nunca Vi a Chuva" nesta quinta-feira (29), às 19h.
R. Cônego Eugênio Leite, 956, Pinheiros, região oeste, tel. (11) 3064-9664, WhatsApp (11) 96383-1939. livrariadatarde.com.br @livrariadatarde
Livraria da Vila
Com quase 40 anos de vida, a rede tem algumas unidades de rua, entre elas a que fica na divisa entre a Vila Madalena e Pinheiros. Ali, vendedores ajudam com a recomendação de títulos nos diferentes espaços. As novidades ficam nas prateleiras mais próximas a quem chega da rua –mas vale a pena conhecer a seção dedicada a livros infantis, bem ao lado do agradável café.
R. Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo
Livraria Travessa
A rede carioca inaugurou em 2019 sua primeira unidade de rua em São Paulo. Situada na rua dos Pinheiros em um espaço de 200 metros quadrados, atrai uma parte do público que circula no bairro aos finais de semana. Tem como destaque livros de arte e publicações estrangeiras, algumas de importação própria.
R. dos Pinheiros, 513, Pinheiros, São Paulo
Livraria do Brooklin
Vende livros para adultos e crianças escolhidos a dedo —há uma seção de obras recomendadas pela equipe de livreiros e espaços para quem quiser sentar e ler sem pressa. O café serve comidinhas, vinho em taça e cerveja.
R.Hollywood, 275, Brooklin, região sul, tel. (11) 99856-8062. Instagram @livrariadobrooklin
Mandarina
Assim como o acervo, os encontros que acontecem na livraria focam a área de humanidades e abordam temas relacionados a ciências sociais e políticas, filosofia, psicanálise e astrologia. Também promove cursos, contação de histórias para crianças e o Clube de Leituras Frutíferas em uma quinta-feira do mês, das 19h às 20h30 —para participar, é só ler o livro do mês, indicado no site e no Instagram, e aparecer para o debate. Há ainda no espaço um café para acompanhar a leitura.
R. Ferreira de Araújo, 373, Pinheiros, região oeste, tel. (11) 3819-5953. Instagram @livraria_mandarina. livrariamandarina.com.br
Megafauna
Localizada no edifício Copan, a casa se define como um espaço de encontro e debate em defesa do livro. Apresentações e leituras, com a presença de autores, artistas e críticos, passam pela curadoria da própria equipe ou de convidados especiais —já passaram pela programação a cantora Fabiana Cozza, a escritora Heloisa Buarque de Hollanda e a poeta jamaicana Claudia Rankine, entre outros. A livraria também abriga o restaurante Cuia, da chef Bel Coelho, que funciona da manhã à noite.
Ed. Copan - av. Ipiranga, 200, loja 53, centro, WhatsApp (11) 91015-0156. livrariamegafauna.com.br @livrariamegafauna
Miúda Livraria & Café
A livraria especializada em literatura infantil ocupa uma casinha colorida, com café e quintal, na Pompeia. A programação é intensa e conta com lançamento de livros e bate-papo, contação de história e apresentações musicais.
R. Coronel Melo de Oliveira, 766, Pompeia, região oeste, tel. (11) 3871-5155. Instagram @livrariamiuda
Pé de Livro
Também dedicada ao público infantil, sempre organiza os lançamentos de livros acompanhados de uma sessão de contação de histórias e oficinas —algumas chegam a extrapolar os limites do imóvel, como uma brincadeira de caça ao tesouro que se estendeu pelo quarteirão.
R. Tucuna, 298, Pompeia, região oeste, tel. (11) 95169-2683. Instagram @pedelivro.livrariainfantil
Ponta de Lança
A livraria tem acervo dedicado à literatura brasileira e hispano-americana, humanidades, música e educação, entre publicações novas, de segunda mão e edições raras, que podem ser folheadas em sofás e poltronas. Semanalmente organiza leituras públicas, inclusive de improviso, além de debates abertos, cursos sobre as obras de autores, clubes de leitura, recitais, performances e lançamentos de livros.
R. Aureliano Coutinho, 26, Vila Buarque, tel. (11) 3666-1409. Instagram @livrariapontadelanca
Ria Café e Livraria
A apresentação no site dá uma pista do clima lugar: "a livraria da boemia". Inaugurada em novembro de 2021 por Marcos Benuthe, ex-sócio da Mercearia São Pedro, a casa se propõe a funcionar como ponto de encontro entre a atmosfera livresca e a boemia dos bares e cafés. Além de vender livros de pequenas e grandes editoras, zines e plaquetes, sedia lançamentos, cursos, clubes de leitura e exibições de filmes.
R. Marinho Falcão, 58, Sumarezinho, região oeste, tel. (11) 2158-0920. Instagram @rialivraria_. revistaria.net/ria-livraria.