Descrição de chapéu Livros
Passeios

Festa do Livro da USP volta a ter edição presencial com descontos de 50% ou mais

Após duas edições online, evento retorna à Cidade Universitária, em SP, com 185 editoras

São Paulo

Após dois anos de pandemia e duas edições virtuais, a Festa do Livro da USP volta a promover um encontro presencial. A partir desta quarta, dia 9, uma tenda de 3.600 m² está montada na Cidade Universitária com 185 editoras que vendem seus livros com 50% de desconto ou mais.

Segundo Regina Brandão, que trabalha na área de divulgação da Edusp, a feira voltará a receber editores, tradutores e ilustradores e retomará seu perfil de ponto de encontro, o que acabou se perdendo nos últimos anos por causa das versões digitais do evento. A programação ocorre até sábado, dia 12.

Festa do Livro da USP
Festa do Livro da USP - Bruno Tenan/Divulgação

Quando foi criada, em 1999, a feira organizada pela Edusp buscava oferecer um espaço onde editoras universitárias, independentes ou de menor expressão pudessem ter contato com os estudantes da universidade.

Mas o evento cresceu. Nesta 24ª edição, a tenda conta com a participação de gigantes como Companhia das Letras, Record, Planeta e Autêntica, por exemplo. Há ainda 12 editoras de histórias em quadrinhos e casa menores, como Ubu, Peirópolis e Faria e Silva. Casas premiadas como a Todavia também participam.

Ao longo de mais de duas décadas, a festa passou por alguns lugares dentro do campus da Universidade de São Paulo. Em seus primeiros anos, ocorria ao ar livre, entre os prédios da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Depois, instalou-se no espaço interno de três prédios da Escola Politécnica, o que chegou a atrapalhar algumas aulas da instituição.

Segundo Brandão, a nova tenda pode ser um pouco quente por causa da época do ano, mas conta com mega ventiladores para arejar o espaço. "Nós já chegamos a fazer os mapas das editoras em formato de leque."

Segundo a organização, a expectativa é que o público da feira cresça, chegando a atrair visitantes de outros municípios. Atualmente, a universidade reserva parte de uma avenida para que ônibus fretados possam estacionar e aguardar a volta dos leitores com suas sacolas.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais