Festa Italiana de Casaluce celebra os 150 anos da imigração no Brasil
Evento, que está em sua 124ª edição, acontece no Brás até 26 de maio
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A comunidade italiana de São Paulo é conhecida por ser muito grande, cultivando sua cultura em todos os cantos da cidade, sem se limitar apenas ao bairro do Bixiga. A festa da padroeira da Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce, por exemplo, é a mais antiga e tradicional festa italiana da cidade e ocorre na região do Brás.
A tradição, realizada anualmente desde 1900, se mantém viva graças ao trabalho de paroquianos e voluntários do bairro. Este ano, o evento também celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
A Festa Italiana de Casaluce acontece ao longo da rua Caetano Pinto entre os dias 27 de abril e 26 de maio, aos finais de semana. Com entrada gratuita, a população tem acesso a mais de 36 barracas de comidas e bebidas, além de shows típicos da cultura do país.
Caracterizada por sua grande praça de alimentação, a festa chega a sua 124ª edição e estima receber um público de 250 mil pessoas. Toda a arrecadação do evento é destinada às organizações de assistência do Brás e a continuidade das obras da paróquia.
A história de Nossa Senhora de Casaluce tem origem no sul da Itália, no século 12. No conto, uma linda moça negra viaja de Aversa para a cidade de Casaluce em busca de abrigo. As freiras do convento a acolhem e, no dia seguinte, a mulher some, deixando em seu lugar um quadro, que mostrava a sua figura com uma criança nos braços.
Por conta da lenda, a moça foi elevada a santa e vários milagres foram atribuídos a ela. A Paróquia de Nossa Senhora de Casaluce guarda uma relíquia: um quadro vindo da Itália em 1900, que fica exposto no local.