Descrição de chapéu Crítica
Criança

Adaptação densa de 'Oliver Twist' aborda tristezas da infância num mundo adulto

Peça infantil inspirada em clássico de Charles Dickens está em cartaz até 10/6

Gabriela Romeu
São Paulo

A Cia. Um conta, em “Oliver Twist”, a história de abandono de um menino inglês, em livre adaptação do clássico de Charles Dickens (1812-1870). Mas poderia ser também a saga de “um sírio ou de um mirrado brasileiro”, logo o narrador avisa.

Com direção de Rodrigo Audi, o espetáculo traz as agruras do órfão que sofre com a aridez do mundo adulto, sem medo de abordar a tristeza da infância com uma iluminação que desafia a plateia infantil a adentrar um mundo de sombras. As crianças logo se sensibilizam pela solidão do herói.

A candura das personagens infantis contrasta com o grotesco dos adultos na construção gestual e vocal de um exímio quarteto de atores —Angela Ribeiro, Leonardo Santiago, Hercules Morais e Rita Pisano. Ribeiro trafega entre uma criança indefesa, parceira de Oliver, e uma cozinheira animalesca.

A trilha sonora de Caru Lima destaca a música instrumental que nos leva para a intimidade do sofrimento. Mas o texto denso é suavizado por uma dinâmica narrativa corporal e pelo tom poético de algumas cenas. 

Avaliação: muito bom
Indicação da crítica: a partir de 7 anos


Teatro Alfa - R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro, tel. 5693-4000. Sáb. e dom.: 17h30. Até 3/6. 60 min. Livre. Ingresso: R$ 40, p/ ingressorapido.com.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais