Descrição de chapéu Natal tecnologia
Criança

Papai Noel é grupo de risco e vira youtuber para driblar a pandemia

Natal dos shoppings de São Paulo não tem encontro presencial com o bom velhinho, mas conta com vídeos e lives

O ator e Papai Noel Orlando Brandão em sua casa, em Campinas

O ator e Papai Noel Orlando Brandão em sua casa, em Campinas Eduardo Anizelli/Folhapress

São Paulo

Já não basta só o gorro vermelho, o trenó e uma ajuda dos duendes. Agora é preciso também mexer no TikTok, dominar o Google e ter um perfil no Instagram.

Afinal, a pandemia do novo coronavírus jogou uma bomba no Natal —Papai Noel é grupo de risco e não pode sair de casa, pegar crianças no colo e entregar presentes por aí. E isso impacta diretamente a programação de fim de ano dos shoppings de São Paulo.

Para que o roteiro do filme “O Grinch” não aconteça no mundo real e o Natal não seja cancelado, os papais noéis vêm apostando na tecnologia para participar da data.

Orlando Brandão, bom velhinho profissional, adaptou sua casa para ser uma espécie de Papai Noel virtual na pandemia. Em frente a um fundo verde de estúdio, iluminação e tripé com câmera, o ator de 59 anos não tem dúvidas sobre a existência do Natal durante a quarentena.

“Às vezes, as pessoas falam que não vai ter Papai Noel neste ano. Mas vai sim!”, diz ele, durante chamada de vídeo com esta repórter, diretamente de sua casa, no Polo Norte —brincadeira, ele mora em Campinas.

Com suporte técnico feito pelos dois filhos, Brandão se prepara para as chamadas de vídeo ao vivo que vai fazer na programação de fim de ano dos shoppings da rede Ancar Ivanhoe. Segundo a empresa, o encontro presencial entre Papai Noel e crianças foi descartado por causa das medidas de segurança ligadas à pandemia e ao coronavírus.

A ideia é manter a interação, mas com distanciamento social. Noéis que já são conhecidos de cada unidade estarão à disposição para conversas virtuais de até cinco minutos, via internet. Crianças podem fazer a chamada do shopping ou mesmo de casa. E o bom velhinho responde sem sair do lado das renas.

O primeiro contato é feito pelo WhatsApp, em número divulgado pela equipe do lugar. Depois, é possível encomendar uma mensagem personalizada ou combinar uma chamada de vídeo. Outra possibilidade é marcar horário para conversar com o Papai Noel no próprio shopping, com a ajuda de telões instalados nos centros de compras.

É por isso que Brandão trabalha em frente a um pano verde. Nessas chamadas e interações por vídeo, cenários fictícios aparecem no lugar do tecido para quem está interagindo com o Papai Noel. Fica parecendo que ele não está em Campinas, mas em uma sala com lareira ou em paisagens com neve e renas.

“Mas vi fotos de anos passados, com as crianças no colo, colocando língua para fora, fazendo pose, e até chorei. Vai fazer falta”, lamenta o Noel.

Segundo Brandão, ser o bom velhinho sem ter nenhum menino puxando sua barba só é possível por causa das redes sociais. Além dos seis anos como Papai Noel profissional, ele tem canal no YouTube e perfis no Facebook, Instagram e TikTok —e, sim, participa de desafios da moda ao som de Anitta e Beyoncé. O ator coleciona seguidores e pode ser encontrado como @PapaiNoelOrlando.

Já para as crianças que têm medo de não receber presentes durante a pandemia, já que o Papai Noel está preso em casa, ele tranquiliza as preocupações. “Neste ano, não vou poder dar abraços, mas vou tocar o sininho igual e deixar o presente embaixo da árvore, como sempre. Eu e os duendes agimos muito rápido, viramos fumaça e passamos por baixo da porta. Nenhum vírus vai nos pegar”, diz.

Golden Square Shopping
Av. Kennedy, 700, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo. Inaugura decoração de Natal na quarta (5). As chamadas com o Papai Noel Orlando começam dia 10.

*

NATAL NOS SHOPPINGS

Em outros shoppings de São Paulo, a principal saída encontrada também foi a chamada de vídeo. Mas alguns contam até com hologramas do bom velhinho em tamanho real. Veja destaques a seguir.

Complexo Tatuapé
Já exibe a decoração de Natal inspirada nos personagens da animação “Patrulha Canina”, sucesso infantil. Oferece atividades virtuais para as crianças, como um simulador de voo inspirado no filme.
É possível matar as saudades do Papai Noel em um jogo com personagens em 3D.
R. Melo Freire, s/ nº, Tatuapé


Eldorado
Inaugura a decoração com o tema Natal Rubi no dia 7 de novembro e promove chamadas virtuais com o Papai Noel.
Av. Rebouças, 3.970, Pinheiros


Pátio Higienópolis
Na quinta-feira, dia 6, abre a decoração natalina com uma árvore de 25 metros de altura no interior do shopping, iluminada com quase 500 mil luzes de LED.
Av. Higienópolis, 646


Pátio Paulista
Neste ano, o tema é Natal dos Ursos, que tem início a partir do dia 14. O Papai Noel interage por chamadas de vídeo.
R. Treze de Maio, 1.947, Bela Vista


Santana Parque Shopping
No outro sábado, dia 7, chega a decoração. No dia 14, há um jogo de realidade aumentada para procurar o Papai Noel.
R. Conselheiro Moreira de Barros, 2.780, Lauzane Paulista


Shopping Metrô Itaquera
A unidade tem decoração inspirada na premiada animação “Toy Story”, com início em 14 de novembro. Há chamadas virtuais com o Papai Noel.
Av. José Pinheiro Borges, s/ nº, Vila Campanela


Shopping Penha
Um Papai Noel holográfico em tamanho real, com 1,80 metro de altura e tecnologia inédita, é a aposta para criar o clima de Natal a partir de sexta (6). A chegada do bom velhinho foi adaptada e ocorre em live transmitida no Facebook.
R. Dr. João Ribeiro, 304, Penha

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais