Planetário promove sessão sobre a contribuição dos negros na astronomia

Atividade é gratuita e realizada no Dia da Consciência Negra

Lucas Veloso

Quais histórias os povos africanos criaram para a existência dos astros visíveis no céu noturno? Essa é uma das perguntas que o Planetário do Carmo, em Itaquera, quer responder na sessão chamada "Com Ciência Negra".

A atividade acontece na próxima quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra. O espaço fica ao lado do parque do Carmo, principal área verde da região, com cerca de 6.000 árvores.

As projeções mostram as principais descobertas dos povos africanos na astronomia
As projeções mostram as principais descobertas dos povos africanos na astronomia - Divulgação

Uma das projeções vai mostrar o dia 12 de setembro de 1992, data na qual a americana Mae Jemison, primeira astronauta negra a ir para o espaço, começou a orbitar o planeta. Ela observou como os girinos crescem em ambientes sem gravidade.

Durante a atração, outras colaborações de negros na ciência serão lembradas, como a compreensão de que o ano teria 12 meses por parte da nação kemet, do Egito Antigo. A kemet também já havia percebido que a Terra não dava exatamente um giro de 24 horas em torno de si mesma.

Planetário Municipal do Carmo - R. John Speers, 137, Itaquera. Tel.: 2522-4669. Qua (20).: das 17h às 18h. 12 anos. 200 vagas. 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem