Bolão do Oscar: saiba quem deve ganhar nas principais categorias da premiação

'Nomadland' foi escolhido pelo júri do Guia como o principal vencedor da cerimônia deste domingo

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São Paulo

Após abrir o Oscar do ano passado com a música “Come Alive”, Janelle Monáe vai até a plateia e coloca um chapéu em Tom Hanks, que está ao lado de sua mulher, Rita Wilson, sentada bem colada a Penélope Cruz.

Oscar 2021 anuncia os vencedores em cerimônia à noite; acompanhe ao vivo.

Isso foi em 2020. E, de lá para cá, muita coisa mudou. Hanks e Wilson, por exemplo, estiveram entre as primeiras celebridades a revelar diagnóstico positivo para Covid-19. E, neste ano, a cerimônia certamente não vai captar nenhum famoso grudado a outro.

A premiação ocorre neste domingo, dia 25, quando serão revelados os vencedores. E, mesmo com a pandemia, as tradicionais apostas sobre quem leva as estatuetas permanecem —mesmo que a crise sanitária tenha afetado a estreia indicados, cas de “Bela Vingança”, que nem sequer estreou no Brasil ainda.

O Guia convidou cinco jurados para dar seus palpites de quem vai se sair melhor neste Oscar. Participaram os jornalistas da Folha Isabella Menon, Laura Lewer, Leonardo Sanchez e Teté Ribeiro, além do crítico Inácio Araújo.

Cada jurado votou duas vezes. Um dos votos sinaliza qual produção deve se consagrar vencedora em dez das principais categorias do prêmio. Outro, quem deveria se sagrar vencedor em cada uma —afinal, o Oscar é conhecido por diversas injustiças.

As categorias avaliadas são melhor filme, direção, roteiro original, roteiro adaptado, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, documentário e filme internacional.

A escolha foi unânime em melhor filme, em que todos acreditam que o vencedor será “Nomadland”, que acompanha uma mulher nômade, que vive numa van e busca empregos temporários pelo oeste dos Estados Unidos.

O bolão também indica que a diretora do filme, Chloe Zhao, levará a estatueta de direção. Já a atriz Frances McDormand também deve levar o Oscar, mas o resultado não foi um consenso —Carey Mulligan, de “Bela Vingança”, e Viola Davis, de “A Voz Suprema do Blues”, também surgiram como possíveis vencedoras.

Outro longa que não parece correr nenhum risco de perder o pódio é “Druk - Mais Uma Rodada”, votado por todos os jurados como quem leva para casa o prêmio de melhor filme internacional.

Teté Ribeiro diz que o filme movido pela bebedeira entre amigos é o mais badalado da categoria. “Alcoolismo costuma emplacar no Oscar”, concorda Inácio Araujo.

O longa faz parte dos filmes que conseguiram estrear no último minuto do segundo tempo no Brasil, devido à reabertura dos cinemas em São Paulo, neste sábado, dia 24. É também o caso de "Nomadland" e “Minari”, que não estavam disponíveis no streaming, e de “Meu Pai”, que, assim como “Druk”, estava só nas plataformas digitais.

Se os palpites estiverem certos, antigas preferências do Oscar podem não se repetir neste ano e fazer com que produções mais conservadoras, como “Mank” ou “Os 7 de Chicago”, não tenham uma noite tão recheada de troféus.

Conservadores ou não, um fato curioso permeia os indicados deste ano: muitos deles se relacionam.

Por “Estados Unidos vs Billie Holiday”, Andra Day está na disputa de melhor atriz. Logo no início, ela faz um show e se dirige ao camarim, onde é informada que Orson Welles assistiu a sua apresentação.

A figura do cineasta da era de ouro de Hollywood não aparece no filme, mas ele é um dos principais personagens de “Mank”, que concorre a dez estatuetas neste Oscar.

Grandes vozes negras, além de Billie Holiday, aparecem em outros títulos que disputam o prêmio —é o caso de Ma Rainey, vivida por Viola Davis em “A Voz Suprema do Blues”, e de Sam Cooke, interpretado por Leslie Odom Jr em “Uma Noite em Miami”, que traz um encontro entre o cantor, Muhammad Ali, Jim Brown e Malcolm X.

Uma das maiores influências do movimento black power, Malcolm X é muito citado em “Judas e o Messias Negro”, outro indicado ao Oscar e que joga luz sobre Fred Hampton, o jovem Pantera Negra morto pela polícia dentro de casa.

No ano da sua morte, ocorre o julgamento sobre o protesto de Chicago. Adivinha? Esse é o pano de fundo de “Os 7 de Chicago”, também indicado ao prêmio, e no qual a morte de Hampton é lembrada.

Claro que as coincidências são um reflexo de 2020 marcado pelo Black Lives Matter. Por isso, há quem aposte em uma edição do Oscar histórica, com os quatro prêmios de melhor atuação concedidos a atores não brancos. Será? É mais uma aposta.

Confira a seguir as apostas do júri e como cada um votou. Clique aqui para saber onde assistir aos indicados ao Oscar.

APOSTAS DO GUIA

QUEM VAI GANHAR

Melhor filme
‘Nomadland’

Melhor roteiro original
‘Bela Vingança’

Melhor roteiro adaptado
‘Nomadland’

Melhor direção
Chloe Zhao, de ‘Nomadland’

Melhor ator
Chadwick Boseman, de ‘A Voz Suprema do Blues’

Melhor atriz
Frances Mcdormand, de ‘Nomadland’

Melhor ator coadjuvante
Daniel Kaluuya, de ‘Judas e o Messias Negro’

Melhor atriz coadjuvante
Youn Yuh-jung, de ‘Minari’

Melhor filme internacional
‘Druk - Mais Uma Rodada’

Melhor documentário
‘Professor Polvo’


QUEM DEVERIA GANHAR

Melhor filme
‘Bela Vingança’

Melhor roteiro original
‘Bela Vingança’

Melhor roteiro adaptado
‘Meu Pai’

Melhor direção
Chloe Zhao, de ‘Nomadland’

Melhor ator
Anthony Hopkins, de ‘Meu Pai’

Melhor atriz
Viola Davis, de ‘A Voz Suprema do Blues’ ou Frances Mcdormand, de ‘Nomadland’

Melhor ator coadjuvante
Leslie Odom Jr, de ‘Uma Noite em Miami’

Melhor atriz coadjuvante
Youn Yuh-jung, de ‘Minari’

Melhor filme internacional
‘Druk - Mais Uma Rodada’

Melhor documentário
‘Time’

COMO CADA JURADO VOTOU:

MELHOR FILME

INÁCIO ARAUJO

• Ganha: “Nomadland”
"Filme do neorrealismo dos Estados Unidos"

• Deveria ganhar: “Os 7 de Chicago”
"Desencava um fato relevante"


ISABELLA MENON

• Ganha: “Nomadland”
"Premiado em todos os outros festivais, no Oscar não deve ser diferente"

Deveria ganhar: “O Som do Silêncio”
"A edição, a atuação de Riz Ahmed, o enredo, a direção. Basicamente, tudo nesse filme parece muito bem pensado e comovente"


LAURA LEWER

• Ganha: “Nomadland”

• Deveria ganhar: "Nomadland"
"Caso aconteça, a vitória do queridinho da crítica será justa —o filme costura lindos cenários e diálogos a uma história que fala com profundidade e delicadeza sobre humanidade e laços entre os que, por escolha ou não, vivem na estrada"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: "Nomadland"
"Todos os caminhos apontam para os nômades de Chloé Zhao, que tê​m levado a maioria dos grandes prêmios até agora"

• Deveria ganhar: "Bela Vingança"
"É o mais ousado entre os indicados, transformando um subgênero malvisto numa poderosa peça de empoderamento, sintomática dos tempos de MeToo"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: "Nomadland"
"O filme de Chloé Zhao, com Frances McDormand, tem ganhado todos os principais apontadores do Oscar"

• Deveria ganhar: "Bela Vingança"
"O título em português quase estraga o prazer de ver esse filme, o mais original entre os oito indicados"

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

INÁCIO ARAÚJO

• Ganha: “Mank”
"Hollywood odeia Orson Welles"

• Deveria ganhar: “Os 7 de Chicago”
"Vai aos trancos e barrancos –como sugere que foi o julgamento também"


ISABELLA MENON

• Ganha: “Bela Vingança”

• Deveria ganhar: “Bela Vingança”
"De fato, o mais original entre os filmes, reflete sobre tempos de MeToo de uma forma leve, que dá vontade de assistir novamente"


LAURA LEWER

• Ganha: “Bela Vingança”

• Deveria ganhar: “O Som do Silêncio”
"O roteiro assinado por Emerald Fennell pode ser uma boa e pouco óbvia aposta da academia, mas acertado mesmo seria coroar a jornada do baterista de 'O Som do Silêncio', que mergulha o espectador na agonia que é encarar a perda da audição"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: "Bela Vingança"

• Deveria ganhar: "Bela Vingança"
"Vai dar um tapa na cara dos filmes mais tradicionais, pensados para a temporada de prêmios. Emerald Fennel costurou sua história com brilhantismo, quebrando as expectativas do público e o peso do tema com reviravoltas e boas sacadas"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: "Bela Vingança"

• Deveria ganhar: "Bela Vingança"
"A história de uma jovem que abandona os planos ambiciosos para o futuro por causa de um trauma vem conquistando fãs e troféus nos últimos meses. Nenhum outro roteiro desta leva é tão original quanto este"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

INÁCIO ARAÚJO

• Ganha: “Meu Pai”
"Porque parece mais inteligente do que é"

• Deveria ganhar: “O Tigre Branco”
Por mim, poderia concorrer até a melhor filme entre esses que foram escolhidos


ISABELLA MENON

• Ganha: “Nomadland”
"Novamente, o grande vencedor em outros festivais, deve também abocanhar pela adaptação do livro"

• Deveria ganhar: “Meu Pai”
"Diferentemente de 'A Voz Suprema do Blues', que também é uma adaptação dos palcos para as telas, aqui a adaptação do roteiro é muito suave e é conduzido por uma sensibilidade que surpreende"


LAURA LEWER

• Ganha: “Nomadland”

• Deveria ganhar: “Meu Pai”
"O prêmio cairá em boas mãos caso vá para o texto de 'Nomadland', mas 'Meu Pai' merece todos os louros por levar do teatro para o cinema a confusão mental causada pelo Alzheimer —e estendê-la para o público"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: "Nomadland"
"É o grande favorito em melhor filme e direção, então é difícil não pensar que também vai levar a estatueta de roteiro adaptado"

• Deveria ganhar: "Meu Pai"
"Poucos textos conseguem promover a imersão que Florian Zeller​ propõe com o filme, que tem roteiro impecavelmente transposto dos palcos para as telas"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: "Nomadland"
"Com as mesmas personagens reais que inspiraram a autora do livro em que o filme se baseia, a trama irresistível dos nômades americanos é muito autêntica"

• Deveria ganhar: "Borat: Fita de Cinema Seguinte"
"Nada nesse último ano terrível foi tão inesperado quanto este filme bizarro e hilário"

MELHOR DIREÇÃO

INÁCIO ARAUJO

• Ganha: Chloé Zhao, “Nomadland”
"Mulher, chinesa, bom para a nova Guerra Fria do cinema. Além disso, ganha tudo nos Estados Unidos"

• Deveria ganhar: Thomas Vinterberg, “Druk”
"Seria divertido ver um diretor que começa no Dogma 95 ganhar o Oscar"


ISABELLA MENON

• Ganha: Chloé Zhao, “Nomadland”

• Deveria ganhar: Chloé Zhao, “Nomadland”
"O prêmio é mais que merecido para a diretora que conseguiu captar de forma tão sutil o crescente número dos nômades americanos, que viajam em trailers pelo país em busca de trabalhos temporários"


LAURA LEWER

• Ganha: Chloé Zhao, “Nomadland”

• Deveria ganhar: Chloé Zhao, “Nomadland”
"Na grande chance que a academia tem de incluir mais uma mulher na minúscula lista de vencedores da categoria de direção, é provável e merecido que o brilhante trabalho de Zhao seja reconhecido"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: Chloé Zhao, “Nomadland”

• Deveria ganhar: Chloé Zhao, “Nomadland”
"Se não confirmar o favoritismo, vai ter muita gente decepcionada em Hollywood. Já passou da hora de David Fincher receber um Oscar, mas que seja por algo diferente de 'Mank'; enquanto isso, também já passou da hora de outra mulher se juntar a Kathryn Bigelow​ entre as diretoras oscarizadas"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: Chloé Zhao, "Nomadland"

• Deveria ganhar: Chloé Zhao, "Nomadland"
"A diretora, roteirista e produtora chinesa de 39 anos vem levando todos os troféus mais importantes do cinema desse ano. Trabalho impecável e dificílimo, com uma única atriz profissional atuando sem contar que era atriz para a trupe de nômades com quem contracena"

MELHOR ATOR

INÁCIO ARAÚJO

• Ganha: Anthony Hopkins, “Meu Pai”

• Deveria ganhar: Anthony Hopkins, “Meu Pai”
"Porque leva o filme nas costas. É um monstro"


ISABELLA MENON

• Ganha: Chadwick Boseman, “A Voz Suprema do Blues”
"A Academia deve premiar o eterno Pantera Negra com este Oscar póstumo, não só por este filme, mas como uma reconhecimento da sua curta carreira"

• Deveria ganhar: Anthony Hopkins, “Meu Pai”
"O ator capta a confusão mental de um homem com Alzheimer que angustia a quem assiste"


LAURA LEWER

• Ganha: Chadwick Boseman, “A Voz Suprema do Blues”

• Deveria ganhar: Anthony Hopkins
"A academia não deve resistir a entregar um Oscar póstumo pelo desempenho de Boseman em 'A Voz Suprema do Blues', mas será uma pena não ver a perturbadora atuação de Hopkins devidamente premiada"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: Chadwick Boseman, “A Voz Suprema do Blues”
"Vai pegar mal não votar nele, nesta que vai ser mais uma homenagem do que um prêmio pelo papel"

Deveria ganhar: Riz Ahmed, “O Som do Silêncio”
"Uma performance dilacerante e avassaladora capaz de fazer frente à genialidade de Anthony Hopkins"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: Chadwick Boseman, "A Voz Suprema do Blues"
"O ator negro que morreu de câncer aos 43 anos em agosto do ano passado está impecável nesse filme e vem levando todos os principais prêmios do ano"

• Deveria Ganhar: Anthony Hopkins, "Meu Pai"
"É a atuação de Anthony Hopkins que será lembrada no futuro, ainda mais que a de Hannibal Lecter no clássico 'O Silêncio dos Inocentes', de 1991, pela qual ele ganhou o seu único Oscar"

MELHOR ATRIZ

INÁCIO ARAÚJO

• Ganha: Viola Davis, “A Voz Suprema do Blues”
"Atriz boa e conversa com o movimento negro de Hollywood"

• Deveria ganhar: Frances McDormand, “Nomadland”
"Porque leva o filme nas costas"


ISABELLA MENON

• Ganha: Frances McDormand, “Nomadland”
"Esta categoria não é tão óbvia, já que o prêmio foi bem dividido nas premiações internacionais, como Bafta, Festival de Veneza e SAG Awards. Mas, Frances McDormand deve levar este para casa com uma atuação que carrega o filme"

• Deveria ganhar: Viola Davis, “A Voz Suprema do Blues”
"É o cabelo, a maquiagem, o figurino. Mesmo tirando tudo isso, Viola Davis entrega uma ótima versão de Ma Rainey"


LAURA LEWER

• Ganha: Frances McDormand, “Nomadland”

• Deveria ganhar: Viola Davis, “A Voz Suprema do Blues”
"Frances McDormand cumpre com maestria a missão de se misturar a um time de não atores como se fosse um deles em 'Nomadland', mas é impossível não ser capturado pela união entre Viola Davis e Ma Rainey"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: Carey Mulligan, “Bela Vingança”

• Deveria ganhar: Carey Mulligan, “Bela Vingança”
"Ainda há esperança. Um trabalho que não tem os excessos dos quais a Academia tanto gosta, com Mulligan incorporando toda a raiva e desilusão de sua personagem de maneira poderosa e carismática"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: Frances McDormand, "Nomadland"

Deveria ganhar: Frances McDormand, "Nomadland"
"Esse pode ser o terceiro Oscar da atriz americana, que já foi premiada por 'Fargo', em 1997, e 'Três Anúncios Para um Crime', em 2018. Essa é sem dúvida a atuação feminina mais impressionante desse último ano; McDormand convenceu até os nômades reais que era um deles"

​ATOR COADJUVANTE

INÁCIO ARAUJO

• Ganha: Sacha Baron Cohen, “Os 7 de Chicago”
"O comediante desaparece no personagem"

• Deveria ganhar: Leslie Odom Jr, “Uma Noite em Miami”
"Porque permite que o personagem apareça, e não o ator"


ISABELLA MENON

• Ganha: Daniel Kaluuya, “Judas e o Messias Negro”
"Após 'Corra!', o ator entrega mais uma ótima atuação como o jovem líder do Pantera Negra morto dentro de casa

• Deveria ganhar: Leslie Odom Jr, “Uma Noite em Miami”
"Depois de 'Hamilton', Leslie Odom Jr aparece agora como o cantor Sam Cooke, retratado como um crooner sofisticado"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: Daniel Kaluuya, "Judas e o Messias Negro"
"A competição interna, com o colega de elenco Lakeith Stanfield, parece não afetar sua trajetória rumo ao Oscar"

Deveria ganhar: Leslie Odom Jr.​, "Uma Noite em Miami"
"Revela a alma de 'Uma Noite em Miami' quando canta e consegue se destacar, de forma muito natural, em meio a um quarteto poderoso


LAURA LEWER

•Ganha: Daniel Kaluuya, “Judas e o Messias Negro”

Deveria ganhar: Daniel Kaluuya, “Judas e o Messias Negro”
"Em uma categoria lotada de atores interpretando pessoas reais, quem deve levar a melhor é Kaluuya, que já foi indicado por seu protagonista em 'Corra!' e agora incorpora, igualmente bem, o líder dos Panteras Negras"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: Daniel Kaluuya, "Judas e o Messias Negro"

• Deveria Ganhar: Daniel Kaluuya, "Judas e o Messias Negro"
"É até covardia com os outros indicados na categoria, já que Daniel Kaluuya não é bem um coadjuvante no filme, e sim um coprotagonista. Impossível desviar a atenção do ator britânico revelado em 2017 em 'Corra!'"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

INÁCIO ARAUJO

• Ganha: Glenn Close, “Era uma Vez um Sonho”

• Deveria ganhar: Glenn Close, “Era uma Vez um Sonho”
"Pelo conjunto da obra"


ISABELLA MENON

• Ganha: Youn Yuh-jung, “Minari”

• Deveria ganhar: Youn Yuh-jung, “Minari”
"Apesar de Glenn Close desempenhar uma ótima avó que se vê obrigada a cuidar do neto, uma vez que sua filha lida com vícios, Youn Yuh-jung entrega também uma avó, coreana, que marca todas as cenas em que está com momentos cômicos e emocionantes"


LAURA LEWER

• Ganhar: Yuh-Jung Youn, “Minari”

• Deveria ganhar: Yuh-Jung Youn, “Minari”
"A doce atuação de Yuh-Jung Youn rouba a cena e faz da relação entre avó e neto um dos pontos altos do filme"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: Youn Yuh-jung, “Minari”

• Deveria ganhar:​ Youn Yuh-jung, “Minari”
Novos tempos sopram sobre a Academia e a vitória de uma atriz sul-coreana seria um boa prova disso. Amável, divertida e provavelmente a melhor parte de 'Minari', sem fazer grande esforço para isso


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: Glenn Close, "Era uma Vez um Sonho"
"A Academia tem sido cruel com Glenn Close, indicada pela oitava vez e nunca premiada. É a chance de consertar essa injustiça"

• Deveria ganhar: Youn Yuh-jung, "Minari"
"No papel da avó coreana nada tradicional que se muda para os Estados Unidos para cuidar do neto, Yuh-jung muda a atmosfera do filme e marca sua presença em cada cena"

MELHOR FILME INTERNACIONAL

INÁCIO ARAUJO

• Ganha: "Druk - Mais Uma Rodada"

• Deveria ganhar: "Druk - Mais Uma Rodada"
"Alcoolismo costuma emplacar no Oscar"



ISABELLA MENON

• Ganha: "Druk - Mais Uma Rodada"

• Deveria ganhar: "Druk - Mais Uma Rodada"
"A ressaca que dá vontade de reviver. O filme é impecável, merecia até indicação como melhor filme. A cena final acalenta o coração e a trilha sonora marca"


LAURA LEWER

• Ganha: Druk: "Mais uma Rodada"

• Deveria ganhar: "Druk: Mais uma Rodada"
"A indicação de Thomas Vinterberg para melhor diretor já dá um indício da vitória deste filme, que sai muito na frente na disputa com seu balanço perfeito entre um dia feliz de bebedeira e a amarga crise existencial que vem depois"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: "Druk - Mais uma Rodada​"

• Deveria ganhar: "Druk - Mais uma Rodada​"
"Surpreendeu ao garantir ainda uma indicação a melhor diretor, então não deve surpreender quando levar a estatueta de filme internacional. Mads Mikkelsen encanta o público num conto agridoce, que diverte e faz refletir, de forma bizarra e inteligente"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: "Druk: Mais Uma Rodada"
"Indicado nessa categoria e na de melhor direção, para Thomas Vinterberg (do maravilhoso 'A Caça'), é de longe o mais badalado da categoria"

• Deveria Ganhar: "Quo Vadis, Aida?"
"A recriação do massacre de Srebrenica, que dizimou mais de 8.000 bósnios muçulmanos em 1995, é contada pelos olhos de uma intérprete da ONU trabalhando no que era considerada uma zona segura"

MELHOR DOCUMENTÁRIO

INÁCIO ARAUJO

• Ganha: "Collective"

• Deveria ganhar: "Collective"
"Porque todo mundo fala dele e é bom"


ISABELLA MENON

• Ganha: "Professor Polvo"
"Além da linda fotografia, o documentário capta uma história bem original: a estranha e bonita relação entre um cineasta e um polvo"

• Deveria ganhar: "Time"
"A luta incansável de mais de 20 anos de uma mulher que tenta libertar o marido de uma pena de 60 anos após um roubo num banco"


LAURA LEWER

• Ganha: "Professor Polvo"

• Deveria ganhar: "Professor Polvo"
"Apesar de ter fortes concorrentes, como 'Time' e 'The Mole Agent', é o documentário sobre a improvável ligação entre um cineasta e um polvo --e também sobre o maravilhoso mundo embaixo d'água— que pode e deve sair vitorioso"


LEONARDO SANCHEZ

• Ganha: "Professor Polvo"
"A disputa na categoria é acirrada, mas a temporada de prêmios até agora mostra que o molusco tem certa vantagem"

• Deveria ganhar: "Welcome to Chechnya"
"Nem foi indicado, mas deveria pela urgência de seu tema e pelo inovador uso de tecnologia, que abre caminhos na indústria para além do gênero documental"


TETÉ RIBEIRO

• Ganha: "Time"

• Deveria ganhar: "Time"
"Em preto e branco e cheio de idas e vindas na narrativa, o filme mostra a trajetória de Fox Rich, que tenta por 20 anos libertar seu marido, Robert, condenado a 60 anos de prisão por um assalto a banco em que ela foi sua cúmplice. Nenhum outro título tem uma história tão poderosa quanto esta nem uma personagem central tão carismática"