Firehouse Subs, rede americana de sanduíches, ganha filial no Brasil

Primeira unidade da lanchonete foi aberta no Internacional Shopping Guarulhos, em SP

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Firehouse Subs, rede de lanchonetes americana especializada em sanduíches, desembarcou no Brasil nesta segunda (2). A primeira unidade fica no Internacional Shopping Guarulhos, em São Paulo.

O fast-food destaca as carnes defumadas, muito difundidas nos Estados Unidos, e planeja popularizá-las por aqui, ao oferecer opções como brisket, pastrami e rosbife, geralmente reservadas às casas artesanais, a preços mais acessíveis.

Sanduíche da Firehouse Subs, lanchonete americana aberta no Brasil - Divulgação

Elas são cortadas em fatias finas, cozidas no vapor e recheiam 15 sanduíches, vendidos em combos com batata frita e bebida por a partir de R$ 26,90. O cliente escolhe o pão (branco ou com malte) e o tamanho, de 10 cm, 15 cm ou 30 cm.

Entre os recheios, o New York Pastrami leva pastrami, queijo provolone suave e molhos italiano (à base de vinagre e alho) e de mostarda marrom. Outro combina frango com lemon pepper, tempero cajun apimentado, jalapenho, queijo prato, alface, cebola e molho de mostarda. Uma opção vegetariana é feita com cogumelos e três queijos.

O chef da rede, Thomas Heitz, diz que foi um desafio encontrar produtos no Brasil que se assemelhassem aos da matriz, já que alguns não são encontrados no país. O mel que rega o presunto, por exemplo, é uma versão vegetal, e aqui ele fez testes com diversos méis de abelha para achar o ideal —que ganhou um toque de melaço.

Também levou tempo para chegar ao nivel certo de gordura e defumação do brisket, carne suculenta defumada por horas, e que Heitz acredita que será o carro-chefe. Aqui, ele usou peito bovino.

O chef fez ainda adaptações nas receitas para o paladar brasileiro, como preparar um molho de tomate mais adocicado, em contraste com o americano, avinagrado. Este compõe o sanduíche de almôndegas, feitas de carne suína e bovina, cobertas com molho marinara, provolone e orégano.

Ao todo, ele fez 12 viagens ao Brasil em dois anos de projeto, visitando mercados e fornecedores. Heitz afirma que o gosto pelo brasileiro por carnes e churrasco atraiu a marca ao país.

A Firehouse Subs foi fundada em 1994, na Flórida, por dois irmãos bombeiros —daí o nome. Em 2021, foi comprada pela RBI, dona do Burger King, Popeyes e Tim Hortons, que iniciou a expansão internacional. Foram inauguradas filiais na Suíça e no México. Hoje, são 1.300 lanchonetes.

No Brasil, foi escalado como sócio Iuri Miranda, que liderou o Burger King no país. A empresa firmou um objetivo ambicioso, o de abrir 500 lojas em diferentes estados em dez anos, segundo o executivo.

Até o fim do ano, serão abertos mais cinco endereços, todos em shoppings: Itaquera, Interlagos, Tatuapé, Bourbon e Santo André. Os centros comerciais dão mais visibilidade à marca, explica Miranda.

A decoração da lanchonete foi reformulada e modernizada para a estreia. Os pedidos são feitos em totens e há ainda planos de lançar delivery.

Na matriz, parte das vendas é destinada a uma fundação própria, que doa equipamentos e recursos para socorristas e organizações de segurança pública. Miranda afirma que há planos de criar um sistema de doação semelhante.

A Firehouse Subs chega ao Brasil na esteira de outras redes americanas que fincaram raízes no país, como a Nathan’s Famous, de hot-dogs, e a Krispy Kreme, de donuts.

Firehouse Subs

Avaliação: