Antigo Credicard Hall e palco de João Gilberto, UnimedHall fecha as portas em SP
Presidente da T4F, que administra a casa, diz que decisão é definitiva e não vê chance de reabertura
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Após um ano de pandemia do coronavírus, o UnimedHall anunciou o fechamento das portas e o fim das atividades em São Paulo. Aberta em 1999 com um show histórico de João Gilberto e sob o nome de Credicard Hall, o local era uma das principais casas de show do país.
O comunicado foi feito por meio das redes sociais da Time for Fun, que administrava a casa, nesta quarta-feira, dia 31. “Seguimos rumo ao futuro, à construção de novos sonhos, de novos capítulos. O entretenimento ao vivo vai voltar e nós estaremos lá”, diz o post da casa de shows.
Apesar de o anúncio dar margem para a possibilidade de uma futura reabertura, o presidente da T4F, Fernando Alterio, disse que a decisão pelo fechamento é definitiva. Procurado pela reportagem, ele afirmou que "não vemos possibilidade de reabertura na atual situação”.
Em outra nota divulgada, Alterio lamenta o fechamento. "Após um ano, atravessando uma pandemia tão devastadora, olho para cima, já não há refletores. Olho para a plateia, já não há cadeiras nem mesas. Há apenas o silêncio. Ausência de música, de gente, de som. Fecham-se as cortinas de mais um palco no Brasil", diz o comunicado.
O presidente ainda analisa o impacto da pandemia na cultura. "Atravessamos um luto coletivo. O impacto no setor cultural é sem precedentes. Fomos os primeiros a fechar as portas e seremos os últimos a reabri-la", diz.
A inauguração da casa, em 1999, foi marcada por um show de João Gilberto, apenas para convidados, que se tornou histórico. Na ocasião, o pai da bossa nova se apresentou ao lado de Caetano Veloso, fez críticas insistentes ao sistema de som e declarou que nunca mais iria se apresentar por lá. Em troca, o músico ouviu vaias e reclamações do público.
Localizado na avenida das Nações Unidas, na zona sul de São Paulo, o empreendimento tem mais de 15 mil metros quadrados de área construída e comportava um público de até 7.000 pessoas.
Após a inauguração, a casa de shows recebeu cerca de 3.500 apresentações, com dezenas de nomes internacionais —caso de Ringo Starr, Bob Dylan e da boy band Backstreet Boys. Também foi palco de apresentações de nomes brasileiros como Caetano Veloso, Zezé di Camargo e Luciano, Ivete Sangalo, Charlie Brown Jr., entre outros.
A casa deixou de se chamar Credicard Hall e ganhou o nome de UnimedHall em 2019. A mudança ocorreu em meio a celebração dos 20 anos do estabelecimento.
Essa não foi a única mudança de nome. Em 2013, o espaço passou a ser chamado de Citibank Hall, mas, em 2018, voltou brevemente ao batismo original de Credicard Hall.