Descrição de chapéu Coronavírus
Bares

Casa de Francisca encerra as atividades em prédio histórico no centro de São Paulo

Mistura de bar, restaurante e casa de shows, local diz que pode não reabrir por causa da crise

-
São Paulo

A Casa de Francisca, mistura de espaço dedicado a shows, restaurante e bar que fica em um prédio histórico no centro de São Paulo, anunciou neste domingo (21) que encerrá as suas atividades por tempo indeterminado.

De acordo com nota divulgada nas redes sociais, é possível que o local feche as portas permanentemente. "Após 15 anos de casa, vamos parar por tempo indeterminado e ainda sem saber se vamos conseguir voltar", diz o texto.

Em 2017, a casa mudou-se dos Jardins para o centro da cidade. Quando estava no endereço antigo, chegou a ser considerada pela Folha como uma das casas com melhor música ao vivo na cidade. O espaço, que antes abrigava cerca de 40 pessoas, passou a ter capacidade para receber 180 visitantes após a mudança, instalando-se em uma construção histórica do centro antigo, o Palacete Teresa Toledo Lara, próximo à praça da Sé.

"Foi um longo período de restauro com o mérito e ousadia de seus proprietários, seguido por cerca de cinco anos da nossa ocupação no Palacete Teresa. Só temos a agradecer por toda parceria e privilégio em ocupar um dos palacetes mais incríveis da cidade", diz a nota de despedida.

De acordo com o texto, a casa recebia cerca de 250 shows por ano, além de ser o palco de festivais independentes.

Na publicação, os representantes do espaço criticam a forma como as medidas restritivas para conter o avanço da pandemia do coronavírus foram implementadas, sem auxílios para a sobrevivência da população vulnerável, do comércio e dos trabalhadores.

"O setor cultural, responsável pelo alimento espiritual e por uma das maiores riquezas do país, e o setor de eventos, bares e restaurantes são uns dos setores mais atingidos pela pandemia e carecem de ações emergências e significativas do setor público. Seguiremos buscando alternativas para conseguir retomar", afirma a nota.

Segundo o local, o delivery vai funcionar enquanto durar o estoque da casa. Nas redes sociais, o anúncio do fim das atividades foi recebido com lamento por artistas como André Abujamra, Lucas Santtana, Mariana Aydar, Pedro Luis, Felipe Cordeiro, Fabiana Cozza, Ná Ozzetti, Tim Bernardes, Mônica Salmaso, entre outros.

A casa se soma a outros endereços de São Paulo que fecharam as portas na pandemia. Foi o caso do Genésio, tradicional bar na Vila Madalena. Também de restaurantes como o Clandestino, de Bel Coelho, e o Lá da Venda, de Heloisa Bacellar, por exemplo.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais