'A Era do Gelo' ganha novo filme; saiba onde assistir e relembre as outras animações
'As Aventuras de Buck' retoma a franquia de sucesso e estreia diretamente no streaming
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Um mamute, uma preguiça e um dente-de-sabre se juntam para salvar um bebê humano —com essa trama, "A Era do Gelo" marcou uma geração, foi indicada ao Oscar em 2003 e virou referência para o mundo da animação. O sucesso gerou continuações no cinema, transformando a história em franquia com altos e baixos, na qual os personagens depois fugiram do degelo, enfrentaram dinossauros, acharam bichos piratas e até afastaram da Terra um meteoro. Agora "A Era do Gelo" chega ao sexto filme.
No novo "A Era do Gelo: As Aventuras de Buck", que estreia diretamente no streaming nesta sexta (28), no Disney+, os gambás Crash e Eddie são os personagens principais e acabam caindo num pedaço subterrâneo cheio de dinossauros —embora a ciência diga que esses bichos já estivessem extintos na época retratada no filme.
Alguns personagens que se tornaram clássicos nas outras cinco animações não aparecem no novo longa, mas é claro que o mamute Manny, a preguiça Sid e o tigre Diego dão seu ar da graça.
O lançamento diretamente no streaming e a técnica precária de animação usada nesse lançamento mostram um pouco a perda de força da história. Até anos atrás, "A Era do Gelo" lotava as salas de cinema —tanto que o terceiro capítulo foi o primeiro a superar a bilheteria arrecadada por "Titanic" no Brasil. Antes produzidos pela Blue Sky Studios, os filmes agora estão sob o guarda-chuva da Disney, que comprou o estúdio em 2019.
Houve mudança também no comando. Um dos responsáveis pelas três primeiras produções foi o brasileiro Carlos Saldanha, que começou a trabalhar na Blue Sky nos anos 1990. Ele codirigiu o primeiro longa e dirigiu os dois seguintes. O novo filme ficou sob responsabilidade de John C. Donkin, em seu primeiro trabalho na direção.
Relembre abaixo os 20 anos da saga e saiba como assistir ao novo "A Era do Gelo" e também a todas as animações anteriores no streaming.
A Era do Gelo
Lançado há 20 anos, o primeiro capítulo apresenta o mamute Manny, o dente-de-sabre Diego, a preguiça Sid e o esquilo Scrat, que protagonizam todos os filmes da franquia. Na trama, Manny e Sid acabam encontrando um bebê humano e decidem protegê-lo do bando de dentes-de-sabre de Diego. É nesta jornada que os três personagens descobrem que, mesmo sendo de espécies diferentes, funcionam bem juntos. Em paralelo a isso, o esquilo Scrat faz de tudo para conseguir uma noz —e rouba a cena, tornando-se um dos personagens mais queridos.
EUA, 2002. Direção: Carlos Saldanha e Chris Wedge. No Disney+. Livre
A Era do Gelo 2
Manny se sente solitário porque desconfia ser o último mamute de sua espécie. Mas isso começa a mudar quando ele conhece a fêmea Ellie e os gambás Crash e Eddie. O gelo da região está derretendo perigosamente, o que faz o grupo de animais se unir para fugir de um iminente dilúvio. O mundo é salvo quando Scrat enfia uma noz numa geleira e parte o bloco ao meio, o que abre caminho para a água escoar.
EUA, 2006. Direção: Carlos Saldanha. No Disney+. Livre
A Era do Gelo 3
Aparentemente sem ideias para uma nova história no gelo, os roteiristas resolveram colocar os bichos no subterrâneo do solo congelado, onde há uma espécie de floresta cheia de dinossauros. No local, chamado de Mundo Perdido, eles conhecem Buck, uma doninha excêntrica que leva a vida enfrentando os bichos jurássicos. Prestes a virar pais, Ellie e Manny precisam lidar com os desafios da gravidez, enquanto o grupo usa a ajuda de Buck para voltar à superfície. É nesse longa que Scrat conhece uma fêmea de sua espécie, por quem ele se apaixona tanto que até chega a esquecer a noz —não por muito tempo, é claro.
EUA, 2009. Direção: Carlos Saldanha e Michael Thurmeier. No Disney+. Livre
A Era do Gelo 4
Nascida no final do filme anterior, a mamute Amora envelhece e chega a uma fase que se assemelha à adolescência dos humanos. Depois de brigar com Manny, que tenta limitar as escolhas da filha, enormes rachaduras começam a surgir no gelo e separam o grupo. Manny, Diego, Sid e sua avó maluca, que surge neste longa, precisam navegar para reencontrar Ellie e Amora –o problema é que bichos piratas parecem dispostos a atrapalhar a jornada dos protagonistas. É aqui, pela primeira vez sem a direção de Carlos Saldanha, que a franquia começa a perder força.
EUA, 2012. Direção: Michael Thurmeier e Steve Martino. No Disney+. Livre
A Era do Gelo: O Big Bang
Se a ordem dos eventos históricos já não fazia sentido nenhum nos filmes anteriores, a quinta produção parece jogar tudo para o alto —tanto que foi mal recebida pela crítica. A trama mostra que o esquilo Scrat foi o responsável por criar o Sistema Solar enquanto buscava uma noz no espaço –e ele acaba enviando um grande meteoro em direção à Terra. O bando de protagonistas se encontra novamente com a doninha Buck, do terceiro longa, que decide ajudar todos a sobreviver de uma possível extinção. Já Amora se casa com um mamute chamado Julian.
EUA, 2016. Direção: Galen T. Chu e Michael Thurmeier. No Disney+. Livre
A Era do Gelo: As Aventuras de Buck
O sexto filme, agora sob o guarda-chuva da Disney, traz más notícias para os fãs de "A Era do Gelo". O longa tem uma qualidade de animação inferior, deixando a pobreza técnica escancarada, com personagens quase sem textura. Nem o roteiro se salva, já que escanteia os personagens que ficaram mais famosos —Buck e os gambás, apesar de simpáticos, não têm a força de protagonistas. É um filme genérico, que mais parece ter sido feito pela Disney para engordar o catálogo do seu streaming.
EUA, 2022. Direção: John C. Donkin. No Disney+. Livre