Não há nenhum instrumento musical no palco, mas quando o show começa, a banda está formada.
Com palmas, truques vocais, sapateado, coordenação e ritmo, os Barbatuques criam suas versões para músicas como “Samba Lelê” (veja abaixo).
Em "Barbatuquices", que estreou neste sábado (4) no teatro do MorumbiShopping, a ideia é que crianças, vovós e vovôs também possam fazer parte dessa “mágica”.
“Sentimos a necessidade das pessoas de aprender a técnica e ir um pouco mais a fundo”, explica Fernando Barba, fundador do conjunto.
Já que as oficinas, realizadas desde 1997, são outro ponto alto do grupo, eles resolveram unir os dois talentos: a apresentação foi chamada de “aula-espetáculo” e, enquanto assiste, o público é convidado a reproduzir sons e criar novas batidas.
O repertório inclui nove canções, entre já conhecidas, como “Hit Percussivo”, e inéditas em palco, caso de “O Samba da Minha Terra”.
“As músicas também são baseadas em um roteiro de oficina, para que mexam com diferentes alturas do corpo e com várias técnicas de maneira brincada”, diz Barba.
Mas nada muito complicado. “Todo mundo se reconhece na simplicidade, todo mundo é capaz de fazer algum som”.
Por isso, não é estranho encontrar quem sai do espetáculo batucando e treinando o que acabou de aprender.
Nos dias 10, 11 e 12, eles apresentam o espetáculo “Ayú” o Teatro Safra e a próxima oficina ocorre em julho.
O grupo é responsável por uma das canções da animação “Rio 2” e já se apresentou e ministrou workshops em países como França, Estados Unidos, Rússia e China.
Teatro Morumbi Shopping - av.Roque Petroni Júnior, 1.089, Jardim das Acácias, tel. 5183-2800. Sáb. e dom.: 15h. Até 3/7. 45 min. Ingr.: R$ 50. Ingr. p/ 4003-1212 ou ingressorapido.com.br.
Comentários
Ver todos os comentários