Descrição de chapéu Crítica
Criança

Peça 'Bento Batuca' mostra cultura brasileira de forma divertida e sem ensinamentos maçantes

Espetáculo infantil da Oficina de Alegria está em cartaz até 13/5

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
São Paulo

Meninas e meninos aplaudem com entusiasmo e cantam as composições do espetáculo “Bento Batuca”, acompanhando os músicos, que tocam ao vivo, e o elenco, que apresenta, além de cantar, o jogo da capoeira e do maculelê e as danças do frevo e do samba.

A encenação se vale desse repertório cultural para mostrar a trajetória de Bento, garoto que já nasceu batucando, dono de graça e ginga que ajudam a construir a autoestima do brasileiro e sua imagem mundo afora.

O protagonista sai da casa dos pais ao descobrir que vai ganhar uma irmãzinha. Bento viaja pelo Brasil e aprende sobre heróis da cultura nacional, como Tia Ciata, Mestre Besouro Mangagá e o Guerreiro Maculelê.

O menino fica orgulhoso dos avós africanos e gosta que a mãe lhe conte suas histórias. Uma amiga mágica, Naná, também ensina a Bento a sabedoria ancestral.

O espetáculo alterna diálogos com cenas musicais que mostram a perícia do elenco. De forma divertida e sem ensinamentos maçantes, o público recorda o cancioneiro clássico e assiste a belas cenas de dança.

Avaliação: muito bom
Indicação da crítica: a partir de sete anos

Teatro Jaraguá - R. Martins Fontes, 71, Centro, tel. 3255-4380. 271 lugares. Sáb.: 16h. Dom.: 11h e 16h. 60 min. Livre. Até 13/5. Valet R$ 30. Ingresso: R$ 40. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais