Espetáculo explica 500 anos do Brasil para público infantil

Montagem se apoia no humor e em elementos musicais para atrair a atenção dos pequenos

Manuela Tecchio
São Paulo

Concebida por uma necessidade de entender "de onde viemos e para onde vamos", a peça "História do Brasil" quer despertar o olhar crítico das crianças para os fatos históricos e como eles são contados. 

Em cartaz aos sábados e domingos no Teatro Viradalata, a montagem conta com texto e direção da prestigiada Alexandra Golik, conhecida pelo trabalho na Cia. Le Plat du Jour.

Aqui, o desafio é contar toda a história do país, da colonização aos dias atuais --passando inclusive pelas sete Constituições do Brasil e algumas mobilizações populares.

A ideia, no entanto, não é fazer uma aula escolar. A montagem se apoia no humor e em elementos lúdicos e musicais para atrair a atenção dos pequenos. O elenco canta composições da própria diretora, com arranjos de Gus Bernard. Os figurinos fazem uma releitura colorida das roupas de época.

A ideia das canções, segundo Golik, veio justamente para driblar "diálogos chatos" e resumir mais de 500 anos em poucos menos de uma hora e meia. O "Rock do Collor" e um arranjo com beatbox são as que mais fazem sucesso. Apesar dos elementos utilizados para ganhar a criançada, muitos adultos têm apreciado a montagem. "É uma peça para entender melhor quem somos", diz Golik. 

Teatro Viradalata - R. Apinajés, 1.387, Sumaré, região central, tel. 3868-2535. 240 lugares. Sáb.: 16h. Dom.: 15h e 17h. Até 28/4. 75 min. 8 anos. Ingr.: R$ 20. Ingr. p/ ingressorapido.com.br.  

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais