Depois de provocar longas filas no Masp, o “Abaporu” volta a São Paulo. Desta vez, porém, a obra icônica da pintora modernista Tarsila do Amaral, símbolo do movimento antropofágico, é exibida de um jeito diferente, ocupando dois andares do Farol Santander em "Tarsila para Crianças".
Voltada para os pequenos, mas capaz de entreter pessoas de todas as idades, a exposição propõe um passeio imersivo por sete estações temáticas inspirados nos trabalhos da artista, com curadoria da sobrinha-neta de Tarsila, que tem o mesmo nome da pintora.
A experiência começa com o cenário interiorano da Vila dos Sentidos, baseado no quadro “A Feira” (1924), que remete à infância da pintora no interior de São Paulo. Lá, é possível visitar as casinhas de um vilarejo e conhecer detalhes pessoais de Tarsila, sentindo, por exemplo, o aroma do perfume que ela usava.
Para o final da visita, fica o ambiente inspirado no célebre “Abaporu” (1928), e acompanhado por mais duas pinturas: “Sol Poente” (1929) e “A Lua” (1928). Nesta estação, que inclui uma reprodução tátil do quadro e projeções cenográficas, os visitantes são convidados a responder um quiz sobre a exposição, que usa a inteligência artificial Watson, aprimorada a cada interação.
Farol Santander - 19º e 20º andar - R. João Brícola, 24, Centro, tel. 3553-5627. Ter. a dom.: 9h às 20h. Até 2/2. Livre. Abertura ter. (26). Ingr.: R$ 25 p/ sympla.com.br.
Comentários
Ver todos os comentários